Comunidade se prepara para Dia das Crianças de forma diferente

Urbanização social, auto-organização, cuidados com o meio ambiente, democratização da leitura e incentivo a criatividade deverá marcar 11ª edição do Dia das Crianças no Gesso, desenvolvido pelo Coletivo Camaradas, na cidade do Crato.

O evento acontecerá no dia 12 de outubro e deverá envolver a participação dos moradores e de organizações que atuam no Território Criativo do Gesso, além de professores e estudantes de universidades particulares e públicas da região do Cariri.

A ação não distribui brinquedos, conforme os organizadores, a intenção é descontruir a ideia de consumismo relacionada a data. Para o pedagogo Alexandre Lucas, o brincar, a disponibilização de tempo, o cuidado com o lugar e a criatividade são importantes ferramentas para trocas de afetos, saberes e fazeres. Ele destaca que há onze anos o evento tem essa proposta pedagógica.

A própria comunidade é incentivada comprar e distribuir guloseimas e lanches para as crianças, os integrantes do Coletivo Camaradas afirmam que isso é uma forma de promover a auto-organização da comunidade e de possibilitar que os moradores se vejam capazes e se percebam como construtores da realidade do seu lugar.

Esse ano, a intenção é fazer uma grande arrecadação de livros e plantas frutíferas e medicinais para distribuição na comunidade, o que dialoga com o trabalho que já vem sendo feito de democratização da leitura e de urbanização social.
Brincadeiras, oficinas, cortejo, fantasias improvisadas, contação de histórias, pinturas e desenhos também farão parte da programação do Dia das Crianças
O cortejo com fantasias improvisadas já é tradicional durante o Dia das Crianças no Gesso, crianças e adultos criam suas próprias fantasias com o que tem em casa e saem pelas ruas para brincar.

Os interessados em participar como voluntários devem entrar em contato com os integrantes do Coletivo Camaradas. Informações: (88) 996792889.

Deixe uma resposta