Mostra Nacional dos Contadores de Histórias acontecerá em setembro no Cariri

Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas e idealizadora da Mostra

A IV edição da Mostra Nacional de Contadores de Histórias acontecerá no período de 12 a 15 de setembro, no Território Criativo do Gesso, no Crato, além das cidades de Juazeiro,Barbalha, Caririaçu e Brejo Santo. O evento visa potencializar os saberes e fazeres dos contadores de histórias da região do Cariri, proporcionar o intercâmbio e a formação de plateia.

A Mostra acontece de forma colaborativa e contará com a parceria dos contadores da região, ONGs, coletivos, escolas, poder público e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Regional do Cariri – URCA.

A Mostra é uma realização conjunta do Coletivo Camaradas, Balaio de Histórias e Coletivo de Narradores do Cariri, Escola de Narradores e Rede de Narradores do Ceará.

A programação consistirá de oficinas, feira, apresentações e do tradicional cortejo das flores, onde são distribuídas flores artesanais durante o percurso.

Para a contadora Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas e idealizadora da Mostra, esse é um momento de fortalecer a oralidade, identidade cultural e de ampliar o imaginário e o repertório das narrativas tradicionais e contemporâneas, a partir do universo infantil. Ela destaca que a Mostra proporciona também a aproximação e articulação dos contadores e acrescenta que isso é essencial, principalmente neste momento, em que a política pública para a cultura sofre um desmonte nacional.

Deixe uma resposta