Arquivos mensais: agosto 2019

Mostra Nacional dos Contadores de Histórias acontecerá em setembro no Cariri

Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas e idealizadora da Mostra

A IV edição da Mostra Nacional de Contadores de Histórias acontecerá no período de 12 a 15 de setembro, no Território Criativo do Gesso, no Crato, além das cidades de Juazeiro,Barbalha, Caririaçu e Brejo Santo. O evento visa potencializar os saberes e fazeres dos contadores de histórias da região do Cariri, proporcionar o intercâmbio e a formação de plateia.

A Mostra acontece de forma colaborativa e contará com a parceria dos contadores da região, ONGs, coletivos, escolas, poder público e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Regional do Cariri – URCA.

A Mostra é uma realização conjunta do Coletivo Camaradas, Balaio de Histórias e Coletivo de Narradores do Cariri, Escola de Narradores e Rede de Narradores do Ceará.

A programação consistirá de oficinas, feira, apresentações e do tradicional cortejo das flores, onde são distribuídas flores artesanais durante o percurso.

Para a contadora Elisabete Pacheco, integrante do Coletivo Camaradas e idealizadora da Mostra, esse é um momento de fortalecer a oralidade, identidade cultural e de ampliar o imaginário e o repertório das narrativas tradicionais e contemporâneas, a partir do universo infantil. Ela destaca que a Mostra proporciona também a aproximação e articulação dos contadores e acrescenta que isso é essencial, principalmente neste momento, em que a política pública para a cultura sofre um desmonte nacional.

Brincadeiras ocuparão Território no Crato

Durante o período de 22 a 25 de agosto, no Território Criativo do Gesso, no Crato, acontecerá a II Mostra do Brincar. Brincadeiras, jogos, oficinas, intervenções urbanas, feira, apresentações artísticas e cortejo com os grupos da tradição popular fazem parte da programação que acontecerá no Colégio Municipal Pedro Felício, ETI 18 de Maio, Escola Estado da Bahia, Escola Dom Quintino, Escola Profissionalizante Violeta Arraes,  ONG Projeto Nova Vida, SOAFAMC, Museu e Escola de Arte Raimunda de Canena, Quadra do Gesso e no Terreiro do Coletivo Camaradas.

Cerca de 50  estudantes da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-reitoria de Extensão – PROEX  estarão atuando na Mostra como mediadores de oficinas, ações lúdicas e de intervenções urbanas,  além de conhecerem a experiência exitosa que vem sendo desenvolvida no Território Criativo do Gesso que abrange os bairros Centro, São Miguel, Santa Luzia e Pinto Madeira, onde está situada a comunidade do Gesso.

A Mostra idealizada pelo Coletivo Camaradas visa promover a integração comunitária através da ludicidade e da ocupação criativa do espaço urbano. A brincadeira segundo os organizadores do evento, é indispensável para o desenvolvimento intelectual, social, emocional e motor das crianças.

Outro aspecto importante esse ano,  é o cuidado com o Meio Ambiente, será feito   o plantio de mudas frutíferas, oficinas, ações educativas e a distribuição de mudas de plantas, através de parcerias com a Aquasis, SAAEC, Geopark Araripe, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial.

A Mostra é realizada de forma colaborativa e conta com a parcerias da UFCA, URCA, secretarias municipais  de Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social, Cultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, CRAS Vila Alta, Coletivo Trapiche, Coletivo Casa Tempo, SCAN, Marcatu Raizes, SESC, SPAC, Balaio de Histórias, Associação Mensageiras da Paz, ONG Nova Vida, Soafamc e rede ColetivoS.