Arquivos mensais: julho 2019

Carlos Antonio coordenará Poste Poesia no Brasil

O poeta Carlos Antonio, acadêmico do curso de História, da Universidade Regional do Cariri – URCA coordenará a ação do Poste Poesia desenvolvida pelo Coletivo Camaradas. A ação tem caráter nacional e visa democratizar a poesia, a partir de intervenções urbanas e virtuais.

A ação é desenvolvida desde 2015 e já foi realizada em mais de 30 cidades brasileiras. O Poste Poesia mobiliza grupos que desejam colocar a poesia na rua, nos poste de iluminação pública e depois os registros fotográficos são disponibilizados virtualmente.

Integrante do Coletivo Camaradas desde de 2017, Carlos acredita na potência deste trabalho para construir uma cultura leitora e possibilitar que poetas anônimos ganhem visibilidade.  Para o poeta, a escola não foi um lugar que proporcionou o seu interesse pela poesia. Ele frisa que foi um lugar para desestimular e destaca que foi a partir do seu contato com a poeta Natalia Pinheiro que surgiu o seu  encanto pelo  jogo das palavras.

A historiadora e arte-educadora, Marta Regina, que coordenou o Poste Poesia, desde a sua criação diz que é algo encantador contribuir para que pessoas tenham acesso à poesia no seu dia-a-dia. Ela enfatiza que essa ação tem uma dimensão pedagógica e que é possível fazer a ponte entre a educação formal e não formal, enquanto educadora.

Poetas e grupos que desejam realizar o Poste Poesia devem entrar contato pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (88) 993087832.

Rap, música regional e literatura acontecerá no Gesso

A Roda de Poesia do Gesso é uma atividade que acontece sempre no último domingo de cada mês, protagonizada por crianças e que reúne poetas locais, pesquisadores, professores, principalmente, os moradores Comunidade do Gesso. Neste mês de julho, no dia 28, a Roda de Poesia no Gesso contará com a participação da poeta e idealizadora do Instagram “segredos de liquidificador” Maria Eli, a jovem cantora Isis Raylane e Lucas AMX, integrante da Irmandade Rap, que apresentará seu trabalho solo.

Além de poesia e música, a Roda conta ainda com sebo, brechó, e venda de comidas variadas.

Serviço:

Roda de Poesia no Gesso
Dia: 28, a partir das 17h, no Terreiro do Coletivo Camaradas – Comunidade do Gesso – Crato – CE