Arquivos mensais: abril 2019

Coletivo Camaradas solicita plantio de árvores na comunidade do Gesso

Deste a última terça-feira, 15, vem sendo derrubadas árvores em ruas da comunidade do Gesso, o fato vem causando indignação na população, algumas árvores foram plantadas em locais inadequados. O que motivou a derrubada das arvores foi uma determinação da Caixa Econômica Federal para efetivar o pagamento a empresa que asfaltou a localidade.

Na tarde da quarta-feira, 17, O Coletivo Camaradas encaminhou documento ao Prefeito do Crato com cópias para as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Saúde, alertando sobre os prejuízos da ação, tanto de asfaltamento em áreas comunitárias e sobre a derrubada das árvores e ao mesmo tempo solicitando reposição e ampliação da arborização tendo como critérios a diversidade de plantas nativas , frutíferas e medicinais, orientação sobre cuidados, poda e sobre o potencial e as características de cada planta e e disponibilização de mudas para quintais produtivos e medicinais urbanos.

Para o Coletivo Camaradas, o que sendo defendido pela organização, é uma perspectiva de urbanização social em que a qualidade de vida seja prioritário em detrimento ao asfalto e concreto. Os Camaradas no documento se colocam a disposição para contribuir nesta ação baseada no conceito do “bem viver”.

Termo de Parceria com a URCA visa fortalecer Território Criativo do Gesso

Patrício Melo – Reitor da URCA 

O reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Patrício Melo, assinará termo de parceria com Coletivo Camaradas, no dia 30 de abril, às 17h30, na Comunidade do Gesso. O Termo visa fortalecer a rede de articulação do Território Criativo do Gesso – TCG, criada desde 2016, e que aglutina mais de 20 organizações que atuam no entorno da comunidade.

O Termo proporcionará ampliar as ações de extensão universitária dentro do Território Criativo do Gesso, que possui duas escolas de Educação Infantil, três escolas de Ensino Fundamental, duas escolas de Ensino Médio e o campus do curso de Direito da URCA, além de ONGs, Coletivos e secretarias municipais e equipamentos de saúde.

Além da assinatura do Termo de Parceria, o Coletivo Camaradas fará uma solenidade de homenagens, onde serão homenageadas 50 pessoas entre lideranças comunitárias, gestores públicos e moradores da comunidade.

Para o pedagogo, Alexandre Lucas, reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diversos agentes sociais no âmbito do Território Criativo do Gesso é uma forma potencializar a construção de processo de integração e desenvolvimento social. Ele acrescenta que o Território Criativo do Gesso é um importante mecanismo de articulação e defesa de políticas públicas que aproxima o diálogo entre movimentos sociais, comunidade e poder público.