Arquivos mensais: fevereiro 2019

Natália Pinheiro participará de Roda de Poesia

Ocupação criativa, engajamento político e criança são algumas das marcas da Roda de Poesia, que acontece sempre no último domingo de cada mês, na Comunidade do Gesso, no Crato.

Este domingo, 24, a partir das 17h30, terá mais uma edição e contará com a participação da poeta Natália Pinheiro, que escreve desde os 15 anos. Negra, atualmente com 20 anos, estudante do curso de História da Universidade Regional do Cariri – URCA, feminista e integrante do Coletivo Camaradas, ela tem uma poética engajada e aborda questões de gênero , raça e opressão . Natália também vem participando do Slam das Minas Kariri.

A Roda de Poesia no Gesso é aberta a todos que podem participar lendo ou escutando os poemas. A Roda acontece no Terreiro do Coletivo Camaradas.

Escolas participarão de Encontro da Poesia no Crato

A poesia deverá movimentar a região do Cariri, no período de 21 a 24 de março, com a 2ª edição do Encontro da Poesia no Gesso, que esse ano terá como tema “a rua e as novas mídias” visando refletir sobre a produção, os suportes e a circulação da poesia na contemporaneidade.

O Encontro deverá envolver as escolas: 18 de Maio, Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcante, Dom Quintino, Profissionalizante Violeta Arraes e de Tempo Integral Estado da Bahia. Essas escolas estão situadas dentro do Território Criativo do Gesso. Outros estabelecimentos de ensino poderão se inserir dentro do evento.

A intenção é incentivar a participação e a descoberta dos estudantes que já escrevem poemas, bem como despertar o interesse pelas leituras e literaturas. Diversas são as formas de participação no Encontro, que vão desde a produção de intervenções urbanas, produções de vídeos e áudios poemas, distribuição de poesias fotocopiadas ou adesivadas, oficinas e a declamação de poemas.

O Encontro da Poesia contará ainda com lançamentos de livros. Já estão confirmadas as escritoras Nezite Alencar, Rosário Lustosa, Fátima Teles e o escritor Agliberto Bezerra.
A abertura do evento, dia 21, contará com o Cortejo da Poesia com a participação dos grupos da tradição popular, poetas e artistas. No percurso serão distribuídos cerca de 3.000 poemas.

A programação constará de cortejo, oficinas, intervenções urbanas, lançamentos de livros, Slam das Minas Kariri, batalha de rap, apresentações artísticas, rodas de poesias e feira de livros.