Trocaria no Gesso visa contribuir com a organização politica da Comunidade

Neste domingo, dia 30/03, às 15h00, no Campinho do Gesso, acontece mais uma edição da Trocaria.
Organização, arte, literatura  e qualidade de vida são questões levantadas na Trocaria que vem sendo realizada desde agosto do ano passado na Comunidade do Gesso ( Crato-CE), A ação é  realizada pelo Coletivo Camaradas e conta com  a parceria do Projeto Nova Vida, União da Juventude Socialista, Coletivo Pilantropia Alternativa, Coletivo Foto Crato, Programa de Interferência Ambiental, Laboratório Paideia da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Academia dos Cordelistas do Crato, Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentações em Arte Contemporânea, Grupo de Performances Circenses e das secretarias municipais de Serviços Públicos, Educação, Saúde, Esporte, Trabalho e Desenvolvimento Social e a Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude, além dos moradores da Comunidade.

A intenção da ação é contribuir com o processo de organização politica da Comunidade. De acordo com o professor Alexandre Lucas, idealizador da Trocaria, o objetivo é fazer com que a comunidade se veja capaz de criar soluções para os seus problemas sociais. Ele destaca que  é importante que os moradores protagonizem a sua história. “Não serão as pessoas e as instituições de fora da comunidade que irão resolver os problemas e as necessidades do Gesso. Somente a comunidade organizada e consciente irá obter conquistas”, ressalta.
Para o artista e morador do Gesso, Cristiano Ramos, a Trocaria   ajuda na integração dos moradores. Ele enfatiza que a partir de uma ação simples como essa e os moradores começam a perceber outras possiblidades para qualidade de vida da comunidade.
A Trocaria que é realizada uma vez por mês consiste na trocar e empréstimos de livros, trocas e vendas de roupas, a comunidade poder adquirir uma peça de roupa por R$ 1.00, além de atividades recreativas, contação de histórias, apresentações artísticas e serviços de aplicação de flúor, aferição de pressão e a tradicional  roda de poesia que conta com poetas da Academia dos Cordelistas do Crato.

Deixe uma resposta