Mestre Nice recebe os convidados do lançamento do V Encontro Mestres do Mundo


Uma ação cultural promoverá em Fortaleza no próximo dia 25, às 16 horas, o lançamento do V Encontro Mestres do Mundo. para celebrar, uma “Terreirada” marca a apresentação do evento, em momento em que um mestre da cultura popular recebe os convidados em sua casa, mostrando seus costumes e a sua arte. A Mestre anfitriã será será Dona Nice Firmeza, diplomada Mestre da Cultura em 2007 e cuja arte é o bordado, pintura e a gastronomia. O encontro acontecerá no sítio em que ela reside, que também abriga o Minimuseu Firmeza, na Via Férrea, 259, bairro do Mondubim, em Fortaleza (CE) e contará com uma apresentação do Boi Ceará do Mestre Zé Pio (Fortaleza). Ainda durante o lançamento, serão apresentados os produtos do último Encontro, que aconteceu em dezembro no Cariri Cearense, com um DVD, o catálogo e o registro em livro das ações educativas do Mestres Do Mundo.

O Ceará é referência para os Estados brasileiros no desenvolvimento de políticas de preservação e promoção do patrimônio imaterial. Para coroar estas ações, a Secretaria da Cultura apresenta os sete novos mestres da cultura, selecionados no edital da Lei dos Tesouros Vivos. Com o diploma, os novos Mestres são contemplados com um salário mínimo mensal temporário ou vitalício. Atualmente, o Estado possui 50 Mestres da Cultura diplomados e reconhecidos pela lei. Além deles, o edital prevê duas outras vagas para o registro de grupos e duas vagas para registro de coletividades (comunidades).

Na ocasião, os secretários da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Ricardo Lima, e da Cultura do Estado do Ceará, Auto Filho, apresentam a edição do evento, ao lado da Comissão Cearense de Folclore, presidida por Clerton Martins. O V Encontro Mestres do Mundo será realizado entre 17 e 20 de março, no município de Limoeiro do Norte (Ceará), localizado a 198 quilômetros de Fortaleza, e reunirá cerca de 150 Mestres brasileiros e latino-americanos.

A iniciativa do V Encontro Mestres do Mundo é do Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), e do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), em parceria com a Comissão Cearense de Folclore e a Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Sobre Dona Nice

Dona Nice é artesã, artista plástica e professora, ministrando cursos de desenho, pintura e bordado. Foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), na década de 1950, como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte. Fundou em 1969, juntamente com o marido, o artista plástico Estrigas, o Minimuseu Firmeza, no sítio em que reside no bairro do Mondubim. O acervo soma mais de 700 obras das mais diversas épocas da história da arte cearense, além de livros e documentos.

Lançamento do V Encontro Mestres do Mundo

Terreirada da Dona Nice

Local: Minimuseu Firmeza – Via Férrea, 259, Mondubim

Data: 25 de fevereiro

Horário: 16 horas

Deixe uma resposta