Categorias
Sem categoria

MARIA ROUPA DE PALHA – LOURDES RAMALHO

MARIA ROUPA DE PALHA NO CCBNB
UM POUCO SOBRE A AUTORA
QUEM É LOURDES RAMALHO
Maria de Lourdes Nunes Ramalho, ou Lourdes Ramalho, como é conhecida literariamente, é uma escritora nascida no início da década de 1920 (23 de agosto de 1923), no sertão de Jardim do Seridó, fronteira do Rio Grande do Norte com a Paraíba, numa família de artistas e educadores. Na infância, enquanto recebia educação formal no sertão, Lourdes Ramalho cresceu ouvindo cantorias de viola e histórias contadas por vendedores de folhetos e assim aprendeu, desde cedo, a amar sua terra e a cultura do seu povo.
A maior parte da produção literária de Lourdes Ramalho é de textos para teatro. Quando escreveu o primeiro texto teatral propriamente dito, em 1939, Lourdes era ainda uma adolescente. Nos 30 anos seguintes, ou seja, é na sala de aula e em grêmios artísticos estudantis que Lourdes, conciliando seu o ofício de dramaturga e poeta com o de professora, encontra espaço para suas atividades de animação cultural, voltadas especialmente para a cena teatral e já então anunciadas como projeto de vida. De 1975 em diante, após a primeira montagem teatral do seu texto As velhas, seus textos começam a ser montados fora de Campina Grande, na Paraíba, onde reside até hoje, ganhando a estrada rumo a outras partes do País através de festivais de teatro amador.

1 resposta em “MARIA ROUPA DE PALHA – LOURDES RAMALHO”

Das suas qualidade, em especial, é a bondade de santa que se destaca. Dona Lourdes mistura ingenuidade com o mais forte dos sentimentos, levando o espectador da graça ao pranto.

Deixe uma resposta