Arquivos mensais: outubro 2018

Mulheres protagonizarão  Roda de Poesia no Crato

Lana Oliveira – integrante do Coletivo Camaradas e do Slam das Minas Kariri
Neste domingo, 21, a partir das 17h30, na Comunidade do Gesso no Crato, acontecerá mais uma edição da Roda de Poesia desenvolvida pelo Coletivo Camaradas.

Essa edição contará com o coletivo feminista “Slam das Minas  Kariri” e discotecagem com a DJ “Sh7va”. Lana Oliveira, uma das idealizadoras do Slam, enfatiza que a atividade é batalha de poesia de  poemas autorais de mulheres da região do Cariri. O Slam é uma ação que já ocorre no Brasil e sempre está ligado a poesia de caráter engajado.

Para a coordenadora da Roda de Poesia , Luciana Bessa, o atual momento político do país exige uma tomada de posição pela democracia. Ela acredita que a poesia é um desses instrumentos de luta.

A Roda de Poesia no Gesso é caracterizada pelo protagonismo infantil. Crianças recitam poetas clássicos , da região e algumas já esboçam suas poesias autorais.

Crato: Movimentos sociais se organizam para cortejo da democracia no Dia das Crianças

Diversos movimentos sociais do país, após o resultado das eleições presidenciais estão mobilizados e organizando cortejos, saraus, shows e intervenções urbanas em defesa da democracia e contra fascismo, representado pelos discursos de violência, ódio e criminalização das organizações dos trabalhadores.

No Crato, O Cortejo Cultural do Dia das Crianças, na comunidade do Gesso, contará com a participação de artistas, lideranças sindicais, ativistas, religiosos, partidos políticos e organizações dos movimentos populares e culturais da região do Cariri, numa reafirmação da diversidade do povo brasileiro e da necessidade da democracia como instrumento de desenvolvimento social.

Esse é o nono ano que é  realizado o cortejo  na Comunidade, numa festa onde adultos e crianças criam as suas próprias fantasias  e saem pelas ruas com cores,  batucada,  cartazes e bandeiras de lutas.

O cortejo será nesta sexta-feira, dia 12 de outubro. A  concentração  começa às 15 horas, no Terreiro do Coletivo Camaradas.

O cortejo será  encerrado com brincadeiras, apresentações artísticas e feira de sustentabilidade. Os próprios moradores e visitantes estão se organizando para distribuir guloseimas com as crianças.