Mostra do Brincar será realizada no Crato

Universidades, escolas, instituições culturais, secretarias, grupos da tradição popular, pesquisadores, artistas, educadores e coletivos estarão realizado no período de 22 a 26 de agosto, na Comunidade do Gesso, em Crato, a I Mostra do Brincar. O evento tem o objetivo de refletir sobre a cultura lúdica e a ocupação criativa da cidade, além da realização de uma série de atividades envolvendo brincadeiras e jogos numa troca de saberes populares e científicos.

A ação idealizada pelo Coletivo Camaradas faz parte das propostas que proporcionou o reconhecimento da organização pelo Ministério da Cultura, a partir do Prêmio Culturas Populares com o projeto da “Brinquedoteca Popular”.

As atividades da Mostra deverão ser realizada nas escolas do entorno e no largo do Gesso.

O Coletivo Camaradas tem a intenção de construir até o evento um Barracão Comunitário, uma espécie de tenda de alvenaria com 10 metros de diâmetro que ficará de forma permanente na comunidade, que servirá para abrigar diversas ações realizadas na localidade.   O Coletivo Camaradas pretende construir o equipamento com o apoio da Incubadora de Empreendimentos Populares e Solidários – ITEPS da Universidade Federal do Cariri – UFCA e da Prefeitura Municipal do Crato, sendo a mão de obra para construção do barracão dos próprios moradores comunidade.

A Mostra prevê a realização de cerca de 10 oficinas, maratonas de brincadeiras, passeio ciclístico “Mungaga”, Mostra de Cinema de Animação Lula Gonzaga, rodada de contação de histórias, distribuição de mudas frutíferas e medicinais, Feira de Brinquedos e Jogos, intervenções urbanas, roda de poesia, batalha de rap e apresentações do grupo da tradição popular.

Deixe uma resposta