Prefeito e secretários municipais são convidados para  abertura do  Encontro da Poesia no Gesso

Antônio Eduardo e Marcos Vinicius – Conduzirão os trabalhos de abertura do Encontro

O Coletivo Camaradas está encaminhando  documento convidando o prefeito José Ailton Brasil e os secretários municipais do Crato para abertura do Encontro da Poesia no Gesso que acontecerá nesta quinta-feira, 08, às 19h. A abertura do evento  contará   com o lançamento do livro do escritor mato-grossense, Luiz Renato de Souza Pinto,  que lançará o seu livro “Gênero, Número, Graal”. A abertura contará ainda com sarau aberto e ato sobre  a importância do Programa Território da Palavra desenvolvido pelo Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso que contempla uma série de ações de  democratização da leitura.

Além dos gestores municipais estão sendo convidados também gestores estaduais, ligados as  escolas, Universidade Regional do Cariri – URCA  e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

A abertura do encontro deverá ser marcada pela presença de escritores, artistas, gestores e moradores da comunidade.

O Coletivo Camaradas optou por fazer a abertura do evento, entre as mercearias de “Chico do Pneus” e   “Raimundinha”, localizado na rua Monsenhor Juviniano Barreto,  como um forma descontruir o espaço elitizado da literatura.  É um forma também de movimentar a economia dos comércio local.

Para o pedagogo, Alexandre Lucas, a abertura do encontro é um momento politico de articulação e de reafirmação da necessidade de democratização da  literatura, das artes e de repensar  novos modelos de sociedade, mais humanas e socialmente justas. Ele destaca que poesia é apenas uma estratégia para discutir algo maior que é a vida. Lucas frisa que o Programa Território da Palavra coloca a comunidade do Gesso numa outra narrativa de lugar, baseada na potencia criativa e no desenvolvimento social.

O Encontro da Poesia no Gesso será realizado de 08  a 11 de março e terá intervenções urbanas, oficinas, batalha de rap, apresentações, roda de poesia, venda de livros e intercâmbios.