Poesia movimentará comunidade no Crato

Marta Regina – Uma das Coordenadora do Coletivo Camaradas

A poesia é capaz de mobilizar pessoas e modificar uma comunidade? É com essa com essa pergunta que o Coletivo Camaradas realizará na cidade do Crato, o Encontro da Poesia no Gesso. O evento contará com a participação de artistas e escritores de diversos lugares do país e contará com lançamento  de livros, oficinas, intervenções urbanas, rodas de poesia, batalhas de rap,  exposição e vendas livros.

Terão oficinas nas escolas Dom Quintino, Colégio Municipal Pedro Felício, Estado da Bahia e Escola Profissionalizante Violeta Arraes. Dentre os nomes confirmados para participar do encontro estão o escritor Luiz Renato de Souza Pinto do Mato Grosso, o rapper pernambucano  Junior Baladeira e o poeta Carlos Barros  do Buffet de Poesia de Recife e o trabalho de vídeo poema da mineira Solange Barreto. Além de  artistas e escritores  da região do Cariri,  como Hamurábi Batista, Paulo Soares, Nezite Alencar,   Fatinha Gomes, Eliana Amorim, Renata Rosa, Thiago Gabriel, Karina Sousa, Cristiano Ramos, Bia Gonçalves, Francinaldo Dias, Cheyenne Alencar, Sandra Alvino, Bia Gonçalves, Natalia Pinheiro, Jussara Xavier,   Fátima Teles, Eveline Limaverde, Jô Andrade, Maura Monteiro, Poliana Leandro, Sionária Oliveira, Tatiane Evangelista, Simone Alencar, Natalia Almeida, Suelanho Alencar,  Kamila Barbosa, Ismael Silva, Icaro Sousa, Joaquim Agostinho,  Josenir Lacerda,  dentre outros.

O Encontro da Poesia no Gesso, além de movimentar a produção literária, discute uma história de lugar que se quer construir  e articula parceiros e comunidade para pensar num urbanismo social que gere autoestima e empoderamento social.

Para a historiadora e coordenadora da intervenção urbana Poste Poesia que é desenvolvido em várias cidades brasileiras pelo Coletivo Camaradas, Marta Regina Amorim , o Encontro contribui para que a comunidade do Gesso tenha acesso a poesia. Ela destaca que é um momento também de gerar renda dentro da comunidade e possibilitar o  contato com artistas e poetas. Marta demonstra entusiasmo ao afirmar “esses quatro dias serão importantíssimos para o fortalecimento do Território da Palavra e o intercambio cultural”.

O Encontro da Poesia no Gesso faz parte do Programa Território da Palavra que é desenvolvido pelo Coletivo Camaradas e que tem o objetivo de contribuir para uma cultura leitora, a partir de várias estratégias de democratização da leitura na Comunidade do Gesso.  O encontro contar com a parceria da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri, Secretaria Municipal de  Cultura, Revista Satirika,   União da Juventude Socialista e o Sesc.

Programação:

QUINTA-FEIRA
DIA 08/03

MANHÃ – Oficina Encenando Poesia com Luiz Renato (MT), Escola Estado da Bahia
TARDE – Oficina de Cordel com Hamurábi Batista – Colégio Municipal
NOITE – Poesia na bodega – Lançamento do Livro do poeta Luiz Renato Momento poético nas marcearias de Dona Mundinha e de Seu Chico dos Pneus

SEXTA-FEIRA
DIA 09/03

MANHÃ – Oficina Poesia e rap – Dextape, Escola Dom Quintino
Oficina Poema Visual com Paulo Soares, Escola Violeta Arraes
TARDE – Oficina de Placas com Coletivo Camaradas – Colégio Municipal Pedro Felício
FINAL DE TARDE – Sexta das Minas – Poesia, rapper e outras variações  musicais, – Terreiro do Coletivo Camaradas – Banca Feminista (literatura produzida por mulheres para venda)

SÁBADO
DIA 10/03

MANHÃ – Intervenções Urbanas:
Poste Poesia
Placas
Poesia na Cx de Fósforo
NOITE – Batalha do Gesso (Batalha de Rap) – Show com Junior Baladeira (PE) – Sebo Popular – Buffet de Poesia com Carlos Barros (PE)– Cordel Expresso Hamurábi Batista

DOMINGO 
DIA 11/03

MANHÃ – Produção dos Vídeos Poemas na Comunidade do Gesso
FINAL DE TARDE – Roda de Poesia – Terreiro do Coletivo Camaradas – Lançamento de Cordel – Sebo Popular – Buffet de Poesia com Carlos Barros (PE) – Cordel Expresso Hamurábi Batista

*Programação sujeita a alteração.

 

Serviço:

Coletivo Camaradas

www.camaradas.org

(88) 996792989

Deixe uma resposta