Jovens criam Batalha de rap no Gesso

Jovens do Crato ligado a cultura hip hop criam  Batalha de Rap na comunidade do Gesso no Crato. A primeira edição acontecerá no dia 10 de março, durante o Encontro da Poesia no Gesso, no Terreiro do Coletivo Camaradas.  A batalha contará com a participação especial do rapper pernambucano  Junior Baladeira que tem um trabalho que mistura rap com a identidade estética do povo nordestino.

As batalhas de rap  vêm ganhando espaço no Cariri e não é de hoje. A disputa a partir da poesia improvisada como acontece com os repentistas também ocorre com a cultura urbana do rap,  nas cidade de Crato e Juazeiro do Norte são realizadas  várias batalhas, como é o caso da Batalha da Estação que tem a frente o grupo Irmandade Rap e  Batalha do Cristo na Praça Cristo Reis, ambas no Crato e no Juazeiro, a batalha do Cangaço, além de outras disputas que são realizadas nos bairros.

A Batalha do Gesso surgiu a partir do movimento Batalha do Cristo que é realizada todo sábado na Praça Cristo Reis no Crato e que reúne dezenas de jovens no  Freestyle, nome dado a rima improvisada, desenvolvida pelos rappers.

Para Ícaro Sousa, um dos idealizadores da Batalha do Gesso, a ação visa fomenta a cultura Hip Hop através do Freestyle (Rima Improvisada). Icaro destaca que o Freestyle desperta nos rappers que estão iniciando ou veteranos, a busca por mais conhecimento, como forma de  expandir seu vocabulário, melhorar sua dicção  e desenvolver  o raciocínio lógico e instantâneo.

As batalhas instigam a participação de pessoas de várias idades, como é o caso de Marcos Vinicius, 9 anos,  morador do Gesso e poeta que  já teve a oportunidade de participar de um  Freestyle na comunidade.

A Batalha do Gesso acontecerá uma vez por mês e será coordenada pelos integrantes da Batalha do Cristo.

Deixe uma resposta