Buffet de Poesia estará no Encontro da Poesia no Gesso

 

O Encontro da Poesia no Gesso que será realizado no período de 08 a 11 de março receberá a experiência literária Buffet da Poesia do escritor Carlos Barros que atualmente reside em Recife.

O Buffet de Poesia é uma ideia inédita e inovadora que propõe uma forma nova de relacionamento do leitor com a poesia. Nele, o leitor tem a opção de escolher cada página de um livro que pretenda adquirir. As páginas são expostas individualmente e cabe ao leitor escolher as que lhe interessar. Dessa forma, o leitor selecionará, não somente o conteúdo de um possível livro, como também os autores e, até, o preço. O leitor compra por página e, se quiser, a capa, separadamente, compondo seu livro – se assim o quiser – no próprio ato da compra. Ele poderá comprar desde uma só página, até todas expostas.

No lado do poeta, é, também, um laboratório em que ele pode expor seus trabalhos e mensurar sua aceitação pelo público, uma vez que ele saberá quais dos seus poemas tiveram melhor aceitação junto a determinado público.

É também uma forma, bastante inovadora, de resistência contra o elitismo da indústria editorial, uma vez que o Buffet de Poesia não faz nenhuma restrição aos trabalhos publicados, exceto quanto ao tamanho, face a disponibilidade de espaço em cada página.

Entre os poetas atualmente participantes, encontram-se poetas que tiveram suas primeiras publicações no Buffet de Poesia, em 1996, em sua primeira edição e, hoje, já publicaram vários outros livros de prosa e verso, tendo inclusive autores premiados com Menção Honrosa em Concurso Internacional e três membros de Academias de Letras (do Paraná e de Maringá).

O Buffet de Poesia, mesmo hoje vinte anos após sua “primeira edição”, na cidade de Curitiba-PR, ainda é um projeto inédito.

Para o escritor Carlos Barros, o Encontro da Poesia no Gesso desempenha um papel importante para a cidade por trazer  poetas de várias partes do País, como Pernambuco e Mato Grosso, além de outros. Ele enfatiza que essa iniciativa é  uma semente que, que  brotará em mais cultura, não só para os cratenses. O trabalho do Buffet de Poesia poderá ser visto no Terreiro do Coletivo Camaradas no período de 08 a 11 de março, a partir das 17h30.

Deixe uma resposta