Arquivos mensais: julho 2017

Encontro do Território Criativo do Gesso reunirá instituições para parcerias

20507284_1927832827467825_6907313845130069909_o

Diversas instituições e grupos que atuam no entorno dos bairros São Miguel, Pinto Madeira e Centro, onde fica localizada a comunidade do Gesso, no Crato se reunirão no Encontro do Território Criativo do Gesso.

O Território Criativo do Gesso é uma estratégia de articulação em rede que visa potencializar as ações que já são desenvolvidas pelas organizações e viabilizar parcerias.

O encontro deverá reunir mais de 30 representantes de secretarias municipais, escolas, universidades, projetos de extensão, centros culturais, ongs, coletivos, grupos de dança, teatro e da tradição popular.

O encontro é realizado em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – PROEX da URCA.

O evento acontecerá no dia 10 de agosto. A primeira parte do encontro será no Laboratório de Criatividade do Gesso, às 13h30 e o segundo momento, às 14h30, na Escola Profissionalizante Violeta Arraes.

Biblioteca Municipal do Crato firma parceria com o Coletivo Camaradas

20479738_1827749840598963_1851399579772171340_n

Nesta quarta-feira, 26, a Biblioteca Municipal do Crato, equipamento da secretaria de Cultura firmou parceria com o Coletivo Camaradas para desenvolvimento de algumas ações.

Uma delas é a realização de curso de básico de informática que atenderá 20 jovens da comunidade do Gesso e integrantes do Coletivo. O curso terá inicio no dia 03 de agosto, no horário das 14h às 17h, no Centro no Laboratório de Informática da Biblioteca.

Além deste curso,  a Biblioteca do Crato foi uma das 92 bibliotecas escolhidas em todo o país pelo Programa Conecta Bibliotecas. Ao todo, 180 cidades se inscreveram no programa que tem o objetivo de oferecer  formação e suporte contínuo aos bibliotecários e suas equipes para que eles possam agir estimulando a comunidade através de ações sustentáveis e eficientes nas bibliotecas através do uso das tecnologias. O Camaradas será um dos parceiros do Conectas Bibliotecas.

Outras ações no campo da democratização da leitura e do ativismo digital estarão sendo desenvolvidas. A Ideia é que as comunidades possam usufruir do equipamento municipal.

O Coletivo Camaradas desenvolve o Programa Território da Palavra que visa contempla uma série de ações na comunidade do Gesso que contribuir para uma comunidade leitora, como é o caso da intervenção urbana Poste Poesia, Pontos de Leituras,  rodas de Poesia, publicação de livros, contação de história, rodas de leitura e Cine Gesso.

Elisabete Pacheco coordenará núcleo de contação de história do Coletivo Camaradas

elisabete pacheco

Elisabete Pacheco – Narradoras de histórias orais

A pesquisadora e narradora de histórias orais, Elisabete Pacheco fortalecerá as ações de democratização da leitura desenvolvidas pelo Coletivo Camaradas, através do Programa Território da Palavra, o qual foi contemplado pelo Ministério da Cultura pelo Prêmio “Todos Por um Brasil de Leitores”. Elisabete que já faz um trabalho de narrativas orais na região do Cariri, tanto com apresentações e como com formações, coordenará o Núcleo de Contação de Histórias do Programa que tem o objetivo de efetivar fruições, atividades pedagógicas e incentivar o protagonismo infantil com a inclusão de crianças como narradoras de histórias.

O núcleo já prepara atividade para o mês de agosto que consistirá numa parceria com a Companhia Forrobodó de João pessoa – Campina Grande e está previsto a apresentação da atriz Aline Alencar, no dia 19, às 17, no Terreiro do Coletivo Camaradas e no dia 20, haverá uma roda de conversa com contadores de histórias de região do Cariri, às 14h, no Laboratório de Criatividade e às 17h30, a Marratorna de Contos Populares.

Para Elisabete Pacheco, a intenção da roda de conversa é momento para discorrer a respeito do papel do contador no cenário nacional e o ofício do narrador na região do cariri. Ela destaca que a Maratona de Contos Populares é um momento que envolverá os contadores e o público presentes para contar as suas histórias.

Mariana Mayah e Dextape protagonizam vídeos poemas do Coletivo Camaradas

IMG_3981

Mariana Mayah atriz e integrante do Coletivo Camaradas

IMG_4021

 

 

 

 

 

 

A Dextape – Rapper e integrante do Coletivo Camaradas

A produção de vídeos poemas é o mais novo trabalho que está sendo desenvolvido pelo Coletivo Camaradas através do Projeto Território da Palavra,  o qual  foi contemplado pelo Ministério da Cultura através do Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores”.

Esse mês serão produzidos 09 vídeos poemas, com poesias de Alexandre Lucas,  interpretados pelo rapper Dextape e a atriz Mariana Mayah, os quais integram o Coletivo Camaradas.  A captação de imagens e áudio estão sendo feitas pelo fotógrafo Joaquim Agostinho e a edição pelo designer Diego Moreira.

A intenção do camaradas é desenvolver uma série de vídeos poemas que   envolvam pessoas ligadas  literatura e ao teatro da região do Cariri.

O Programa Território da Palavra  contempla uma série de Projetos que visam contribuir para uma cultura leitora, em especial na comunidade do Gesso, no Cato, onde o Coletivo Camaradas tem uma atuação destacada.

 

Proex realizará reunião formativa com monitores do Território Criativo do Gesso

Proex realizará  reunião formativa  com monitores do Território Criativo do Gesso

Os estudantes selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA para a monitoria da ação/rede Território Criativo do Gesso participarão de reunião formativa nesta terça-feira, 18,  às 16h00, no Laboratório de Criatividade do Coletivo Camaradas, localizado na Comunidade do Gesso.

O Território Criativo do Gesso é uma rede de articulação e de parcerias que envolve movimentos sociais, poder público e comunidade e tem como objetivo potencializar as ações que já são desenvolvidas pelas instituições que atuam nos bairros Pinto Madeira, São Miguel e Centro, onde está situada a Comunidade do Gesso.

Os monitores irão desenvolver o trabalho de cadastramento das instituições e organizarão os encontros da rede.

“Trocaria” será transformada em Feira de sustentabilidade na comunidade do Gesso

TROCARIA-NO-GESSO-2

Movimentar a economia da Comunidade do Gesso é uma das intenções do Coletivo Camaradas. Em 2013, o Coletivo criou uma feira de trocas, onde os moradores trocavam roupas, calçados e livros, que ficou conhecida como “Trocaria”. A ideia é retomada e reformulada, uma vez que a intenção é transformar a Trocaria numa feira de sustentabilidade que possibilite ampliar a renda dos moradores e de custear as despesas das ações desenvolvidas pelo Camaradas na Comunidade.

A Trocaria será coordena por moradores do Gesso que integram o Coletivo Camaradas. Deverão ser realizadas atividades formativas, onde serão abordados temas relacionados a Economia Solidária, higienização de alimentos, gerenciamento de negócios e designer de produtos.

A Feira deverá funcionar com bazar, venda de livros, comidas e artesanato. A ação acontecerá na Comunidade do Gesso e em praça localizada no entorno da localidade.

A previsão é que a ação aconteça já no mês de agosto.

 

 

PROEX divulga resultado da ação/rede Território Criativo do Gesso

Resultado da PROEX – Ação/Rede do Território Criativo do Gesso

Resultado de seleção da Chamada Pública nº 17/2017 da ação/rede Território Criativo do Gesso realizada pela Pró-reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Regional do Cariri – URCA em parceria com o Coletivo Camaradas.

Os selecionados deverão comparecer no dia 18 de julho de 2017, às 16h00, no Laboratório de Criatividade do Coletivo Camaradas, localizada na rua Monsenhor Juviniano Barreto, 350 – Comunidade do Gesso – Crato/CE.

 

1.    José Geraldo da Silva Santos Licenciatura em Teatro URCA
2.    Ismael martins landim Ciências econômicas URCA
3.    Renata Benício de Oliveira Economia URCA
4.    Giovanna Sales de Oliveira Enfermagem URCA
5.    Anderson Ferreira de Morais Veloso Ciências Econômicas URCA
6.    Antonia elias e silva Geografia URCA
7.    Cicero do nascimento ferreira Letras URCA
8.    Jailson ferreira da silva Matemática URCA
9.    Sara taís araújo alves Pedagogia URCA
10. Vinícius ferreira luna Geografia URCA
11. Geovane gesteira sales torres Administração Pública: Gestão Pública e Social UFCA
12. Gianna Victória Duarte de Sousa Psicologia UNILEÃO
13. Jéssica salvador Psicologia UNILEÃO
14. Francisco leandro coelho Geografia URCA
15. Marta bernardo dos santos Geografia URCA
16. Tharlles walefen alencar silva Geografia URCA
17. Francisco bráz matos Geografia URCA

Marcia Passos lançará cordel na Comunidade do Gesso

13043245_556473821197105_8443290275505557772_n
Marcia Passos – Poeta

A artista, educadora, artesão e poeta Marcia Passos lançará o seu novo trabalho, o cordel “Dona Feia – A mulher mais bonita do Cariri”, nesta quarta-feira, dia 05, às 17 horas, no Terreiro do Coletivo Camaradas, na Comunidade do Gesso. O lançamento contará com contação de história e o acompanhamento do músico Cícero Ferreira.

A obra é baseada no livro “Dona Feia” do escritor Anderson de Oliveira. O cordel tem apresentação da cordelista Josenir Lacerda que integra a Academia dos Cordeslistas do Crato e a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. A capa é um trabalho de Antônio Eduardo Pereira Barros, morador da comunidade do Gesso.

Marcia Passos é integrante do Coletivo Camaradas e tem um trabalho voltado para o universo infantil, tanto na literatura, como nas artes visuais. Marcia é uma artista inquieta que reaproveita material em desuso para ressignificá-lo esteticamente e com delicadeza consegue penetra no universo das crianças.

O cordel de Marcia Passos é a quinta obra literária lançada só esse ano pelo Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso. Essas publicações são frutos do Prêmio “Todos por uma país de Leitores” do qual o Camaradas foi contemplado pelo Ministério da Cultura com o projeto Território da Palavra.