Coletivo Camaradas criará Farmácia Viva na beira da linha

WhatsApp Image 2017-05-17 at 12.20.02
Kaline Barbosa – Assistente Social

A comunidade do Gesso contará com “Farmácia Viva” que será construindo a beira da linha do trem. A iniciativa do Coletivo Camaradas conta com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano, curso de Agronomia da UFCA, curso de Arquitetura e Urbanismo da FJN e do IFCE.
A intenção do trabalho é criar uma cultura do bem cuidar coletivo. Segundo a assistente social, Kaline Barbosa, integrante do Coletivo Camaradas, a ação contribuir para o processo de integração e organização comunitária. Ela enfatiza que a “farmácia viva” proporcionará uma nova relação das pessoas com o lugar e destaca que além das plantas medicinais serão plantadas frutíferas e será criado uma ambiente visual que remeta a ludicidade. A assistente social informa ainda, que serão realizadas formações com a comunidade sobre o uso e a fabricação de medicamentos a partir de plantas medicinais.
A Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano disponibilizou 100 mudas entre medicinais e frutíferas, entre elas: Boldo da índia, tetraciclina, cidreira, malva corama, malva sete dores, matruz, artemisia, malva do reino, canarana, capim santo, caju anão, acerola, goiaba, azeitona, pinha e mangaba. WhatsApp Image 2017-05-17 at 12.16.04
Moradora da comunidade e uma das cuidadoras do plantio na beira da linha, Filomena de Jesus , conhecida como Eliete está entusiasmada com a ação e fazendo o trabalho de acompanhamento e desenvolvimento das mudas.

WhatsApp Image 2017-05-17 at 12.16.04 (1)
Filomena de Jesus “Eliete” – Cuidadora das plantas da beira da linha

A ação para implantação da farmácia viva ocorrerá neste sábado, 20, a partir das 8h, tendo como ponto de encontro o Laboratório de Criatividade do Coletivo Camaradas, na comunidade do Gesso.

Deixe uma resposta