Arquivos mensais: setembro 2016

Coletivo Camaradas pretende construir espaço para apresentações na Comunidade do Gesso

dscf3638

O Coletivo Camaradas atuando há cerca de quase 10 anos   vem desenvolvendo um trabalho social na Comunidade do Gesso  no campo da literatura, do lúdico e das artes e no ano de 2015 foi premiado no edital “Todos por um Brasil de leitores” do Ministério da Cultura com  o Projeto “Território da Palavra”.

O Projeto premiado prevê a potencialização das ações já desenvolvidas pelo Camaradas na Comunidade, dentre elas: Contação de Histórias, Pontos de Leituras em Bodegas – Higinotecas, Roda de Poesia, Intervenções urbanas, publicações de livros,  brinquedoteca e o Cine-Gesso.

O Camaradas pretende  criar estrutura física que contribua para melhor acolher as ações já desenvolvidas e captar novas ações para a comunidade em especial na área da  música, dança e teatro e para isto está  sendo proposto a criação de uma espécie de “terreiro de apresentações” no campinho do Gesso.

A ideia é construir um piso de cimento com dimensão de aproximadamente 7m X 5m com 10cm de altura  composto com muretas de madeira que servirão como assento. O Terreiro deverá ser  construído na localização da beira da linha nas proximidades da esquina da rua Ministro Joao Gonçalves com rua Joviniano Barreto.

A organização solicitou da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano a  autorização para realizar a benfeitoria na Comunidade e a intenção é que o equipamento já possa ser usado no dia 12 de outubro por ocasião do tradicional Dia das Crianças, momento rico de troca de afetos e de ludicidade no Gesso.

Conforme os Camaradas, o equipamento  será importante para receber atividades artísticas de organizações do entorno da Comunidade.

 

Inscrições abertas para publicação de livro do Poste Poesia

cartaz-do-livro

REGULAMENTO DO 1ª EDIÇÃO DO LIVRO POSTE POESIA

O presente Regulamento institui normas para os procedimentos para a publicação da 1ª edição do Livro do Poste Poesia do Coletivo Camaradas – 2016.

I – Das Finalidades e tema

  1. A publicação do Livro do Poste Poesia tem como finalidade democratizar o acesso à leitura, estimular e divulgar a produção de poetas cadastrados (as) na ação nacional POSTE POESIA DO COLETIVO CAMARADAS;
  2. A edição terá como tema POÉTICAS POLÍTICAS, tendo como questões geradoras: democracia, diversidade, direitos humanos, arte com e para o povo, organização, coletividade, socialismo, fraternidade, justiça social;
  3. Serão selecionadas aproximadamente 100 poesias;
  4. Parte dos livros serão distribuídos gratuitamente em espaços de leitura (bibliotecas, rodas de poesia, clubes de leitura, pontos de leituras);
  5. Cada poeta receberá 2 exemplares do livro.

II – Da Organização

  1. A seleção das poesias e publicação do livro ficará a cargo da Coordenação do Coletivo Camaradas.

III – Das inscrições

  1.  As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de outubro de 2016, por via online;
  2. As inscrições são abertas  para poetas cadastrados (as) no POSTE POESIA ( LINK DE CADASTRO http://goo.gl/forms/tIRwJc1HX2);
  3. Cada poeta deverá encaminhar até duas poesias, cada uma com no máximo uma lauda, fonte: Arial tamanho: 12, para o email: [email protected] informar no assunto: POESIA PARA LIVRO.

IV –  Resultado

  1. O resultado será divulgado no site do Coletivo Camaradas camaradas.org no dia 31 de outubro de 2016;
  2. O livro deverá ser lançado na primeira semana de dezembro de 2016.

V– Disposições Finais

  1. a) O livro será financiado com recursos do Prêmio Todos por um Brasil de Leitores do Ministério da Cultura;
  2. b) Não será cobrada qualquer taxa para publicação das poesias;
  3. c) A inscrição dos trabalhos implica conhecimento integral dos termos do presente Regulamento e não cria  nenhum vínculo, pagamento ou algo semelhante por parte  do Coletivo Camaradas;
  4. d) Os Casos omissos serão resolvidos pela coordenação do Coletivo Camaradas.

 

Crato, CE, 21 de setembro de 2016.

 

 

Marta Regina Amorim

Coletivo Camaradas/Poste Poesia

 

Ricardo Alves

Coletivo Camaradas/Poste Poesia

 

Alexandre Lucas

Coletivo Camaradas/Poste Poesia

 

 

Ministério da Cultura aprova projeto de leitura para Comunidade do Gesso no Crato

GEDSC DIGITAL CAMERA
GEDSC DIGITAL CAMERA

O Coletivo Camaradas teve projeto aprovado no Ministério da Cultura no Governo da presidenta Dilma Rousseff no Prêmio “Todos por um Brasil de Leitores”, com o título “Território da Palavra”, o projeto possibilitará a continuidade e ampliação das atividades que são desenvolvidas pela organização na Comunidade do Gesso.

Para o artista/educador, Alexandre Lucas, um dos coordenadores do Coletivo Camaradas, o Prêmio contribuirá para democratizar e incentivar o acesso a leitura criando relações de identidade e pertencimento a partir dos elementos culturais locais conectados a uma dimensão universal. Lucas acrescenta que a leitura é um dos principais instrumentos para ampliar a visão social de mundo e a participação política consciente das camadas populares.

O Projeto “Território da Palavra” será executado a partir deste mês, dentre as ações previstas estão a continuidade de publicação de cordéis, a publicação de livros, ampliação dos Pontos de Leituras, intervenções urbanas, formações no campos da leitura e das artes, aquisição de equipamentos multimídia para as ações do Cine-Gesso, Roda de Poesia e outras atividades e acesso gratuito à internet.

Para outro coordenador do Coletivo Camaradas, o geografo Ricardo Alves, O “Território da Palavra” tem a intenção de ser um livro aberto e público em que as pessoas possam se reconhecer também no espaço público”. Ele enfatiza que o Prêmio irá fortalecer e fomentar a produção literária e artística de poetas e artistas de diversas regiões brasileiras.

A historiadora e coordenadora do Poste Poesia do Coletivo Camaradas Marta Regina destaca que o projeto irá contribuir para que um maior número de pessoas possam ter acesso à leitura e com isto desenvolver uma visão mais crítica da realidade que estão inseridas.

 

 

 

 

 

 

Comunidade do Gesso