Arquivos mensais: dezembro 2015

Camaradas aprova dois projetos no Ministério da Cultura

11215077_1599293050321806_5614220303775647755_nO Coletivo Camaradas teve dois projetos aprovados pelo Ministério da Cultura.  No Edital de Cultura de rede local da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, o Camaradas foi um dos 20 selecionados do país.  O recurso do edital contribuirá para que o coletivo desenvolva ações de atuação conjunto com outros grupos e garantirá aquisição de equipamentos. De acordo com o geografo e ativista, Ricardo Alves   integrante do Camaradas, diz que os recursos possibilitará retomada do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” que consiste na produção de documentários  sobre os grupos da tradição popular da região do cariri, a realização da IV Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances – Mostra IP, Mostra de Vídeos Brincantes, além de outras  atividades de  formação, produção e circulação artística em conjunto com outros coletivos formando uma “rede Camaradas”.

Outro edital foi “Todos Por Um Brasil de Leitores” da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC) que selecionou 80 propostas nacionais. O Camaradas apresentou o projeto Território da Palavra  que visa transformar a comunidade do Gesso na cidade do Crato numa comunidade leitora, a partir das ações que já são desenvolvidas como é o caso de roda de poesia, cinema, pontos de leituras nas bodegas e intervenção Poste Poesia.

Marta Regina, integrante do Camaradas que coordena o Poste Poesia destaca que será uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento organizativo da comunidade a partir da leitura. Ela frisa que esse trabalho possibilitará também  a publicação e a circulação de novos novos autores. Temos a intenção de publicar 10 mil cordéis e uma coletânea de poesias com cerca de 70 poetas, diz Marta.

ColetivoS do Cariri participam do Emergências no RJ

IMG_5197No último sábado, dia 05, integrantes do Coletivo Camaradas, Pretas Simoa e da Banda Nuverse seguiram estrada rumo ao Emergências que acontece de 07 a 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.  

Pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos de todo o mundo vão participar, no Rio de Janeiro, na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense, do Emergências, projeto do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural que tem como objetivo pensar a cultura na centralidade das lutas pela ampliação dos direitos e entender as mudanças no campo da política, dos comportamentos, da economia, das artes, e debater a emergência de novos modelos de sociabilidade.

No Ceará diversos coletivos se mobilizaram para garantir a participação no evento e realizaram ações de arrecadação de recursos, além de articulações com o governo do estado para viabilizar transportes. O Ceará conta com dois ônibus no Emergências.  Além dos  representantes das organizações do Cariri que integram a rede ColetivoS estão também representante do CUCA da UNE, Cuca Fortaleza, Fora do Eixo, dentre outros.

Camaradas participarão de seminário nacional de formação artística do MinC

 

11110974_343584762498944_8153279489592202085_nO Coletivo Camaradas participará do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural do Ministério da Cultura que será realizado no período de 01 a 03 de dezembro em Brasília. O Seminário reunirá cerca de 500 representantes de escolas de artes, centros de formação, movimentos sociais,  universidades e institutos federais de educação.

Estarão em debate temas como a formação profissional; a infraestrutura das escolas e centros de arte; as formas de financiamento e fomento; o papel do agente cultural; e a criação da bolsa-artista; entre outros temas. O resultado do debate será a base para a construção do Programa Nacional de Formação Artística e Cultural.

O coletivo Camaradas será representado no Seminário pelo artista/educador Alexandre Lucas que vem desenvolvendo ações  neste campo de atuação como é o caso do Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte contemporânea  – LEVE Arte Contemporânea idealizado por ele.