Crato participa de “Um poema em cada árvore”

IMG_2443Nesta segunda-feira,  dia 21, a cidade do Crato participou ação nacional  Um poema em cada árvore que aconteceu em  em 57 cidades brasileiras.  Um poema em cada árvore é uma  iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura..

No dia em que se comemora o Dia da árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estiveram mobilizados em levar a poesia aonde o povo está em todo o país. No Crato a ação foi desenvolvida pelo Coletivo Camaradas e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA.

O Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014 premiação executada pela OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.

Desde sua criação o Um poema em cada árvore já foi realizado em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do Brasil.

O Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses.

Esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos. O Coletivo Camaradas já desenvolve outras ações envolvendo a poesia como é o caso do “Poste Poesia” e a Roda de Poesia na Comunidade do Gesso.

Deixe uma resposta