Coletivo Camaradas é finalista de prêmio nacional

10433748_1536552499929195_230986171993700870_n

Na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, o Coletivo Camaradas participará de cerimônia de premiação no Salão Nobre do Congresso Nacional em Brasília, como um dos 20 finalistas nacionais do Prêmio Viva Leitura. O Coletivo será representado no evento pelo presidente, o artista/educador Alexandre Lucas.

O Coletivo Camaradas teve o seu trabalho nacionalmente reconhecido pelas ações  que vem  desenvolvendo de incentivo a leitura na Comunidade do Gesso no Crato,   através do Cine-Gesso, Pontos de Leituras nas Bodegas – Higinotecas, doação de livros, contação de histórias e trabalhos lúdicos envolvendo a literatura na brinquedoteca.

O Prêmio trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O Prêmio VIVA LEITURA, integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVA LEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

Para Alexandre Lucas, o prêmio representa uma possibilidade de novas parcerias. Ele destaca que o trabalho que vem sendo feito só é possível por conta da participação da comunidade e de articulações com os movimentos sociais, o Programa de Extensão Cidade Educadora da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Projeto Nova Vida  e voluntários.

Lucas enfatiza que o trabalho de incentivo a leitura na comunidade visa ampliar  a visão social de mundo dos moradores e contribuir com a organização comunitária, através de ações criativas.

Deixe uma resposta