Arquivos mensais: dezembro 2014

Edital de voluntariado para Pontos de Leituras e Brinquedoteca dos Camaradas


cartaz pontos de leituras

EDITAL Nº 03/2014

SELEÇÃO DE VOLUNTARIADO PARA  BRINQUEDOTECA E  PONTOS DE LEITURAS

DO COLETIVO CAMARADAS

O Coletivo Camaradas, vêm, por meio deste edital, tornar público o Processo de Seleção de  Voluntariado para  BRINQUEDOTECA E PONTOS DE LEITURA DO COLETIVO CAMARADAS destinado a estudantes das universidades públicas e particulares da região do Cariri, preferencialmente dos cursos de pedagogia, letras, educação física, psicologia,  serviço social, artes visuais, biblioteconomia  música e teatro.
1 – DO OBJETO
1.1 – A BRINQUEDOTECA é uma ação do Coletivo Camaradas que visa  desenvolver uma perspectiva de educação popular através do lúdico e de processos criativos.na Comunidade do Gesso na cidade do Crato-CE.

1.2  – OS PONTOS DE LEITURAS NAS BODEGAS – HIGINOTECAS  são estratégias de incentivo à leitura desenvolvidas na Comunidade do Gesso na cidade do Crato- CE.

1.2 – A vivência de voluntariado consistirá em trabalhos de: estudo coletivo e individual, planejamento, mediação educativa, registros pedagógicos, atividades lúdicas e acompanhamento dos Pontos de Leituras.

1.3 – Para conhecer mais sobre o Coletivo Camaradas acessar o site: www.camaradas.org e fanpage: www.facebook.com/coletivocamaradas

2 – DO VOLUNTARIADO

2.1 – Poderão candidatar-se às vagas de VOLUNTARIADO DA BRINQUEDOTECA  E DOS PONTOS DE LEITURAS DO COLETIVO CAMARADAS estudantes regulamente matriculados nos cursos de nível superior de instituições públicas e privadas da Região do Cariri, preferencialmente dos cursos de pedagogia, letras, educação física, psicologia,  serviço social, artes visuais, biblioteconomia, música  e teatro.
2.2 – Serão ofertadas 25 vagas de VOLUNTARIADO, sendo 20 para BRINQUEDOTECA e 05 para PONTOS DE LEITURAS.
2.3 – O aluno/aluna selecionado deverá ter disponibilidade de 4 ( quatro) horas semanais para se dedicar a ação: semana tarde e no sábado manhã.

2.4 – Cada participante será certificado pelo Coletivo Camaradas com carga horária referente ao tempo de participação na vivência, contando após a participação no processo de capacitação, que deverá ocorrer após o carnaval.   

3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário online no período de 05 janeiro  a de 05 fevereiro de 2015. Formulário de inscrição: http://goo.gl/forms/IJaLTvE5ZX

4 – DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO
4.1 – Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas serão comunicados  por e-mail e contato telefônico no dia 06 de fevereiro e deverão comparecer para a primeira reunião no dia 07 de fevereiro, às 14h00, na sede do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso, que definirá a equipe trabalho.  Informações: (88) 9661-6516.

 

Crato, 08 de agosto de 2014.

 

Ricardo Alves

Coordenação do Coletivo Camaradas

 

Erika Cristina Souza

Coordenação do Coletivo Camaradas

 

Alexandre Lucas

Coordenação do Coletivo Camaradas

 

Francisco do Nascimento

Coordenação do Coletivo Camaradas

 

Natácia Silva

Pontos de Leituras – Higinotecas

 

Lívia Maria do Nascimento Silva

Brinquedoteca

 

Karla Lôbo

Brinquedoteca

Coletivo Camaradas é finalista de prêmio nacional

10433748_1536552499929195_230986171993700870_n

Na próxima terça-feira, dia 16 de dezembro, o Coletivo Camaradas participará de cerimônia de premiação no Salão Nobre do Congresso Nacional em Brasília, como um dos 20 finalistas nacionais do Prêmio Viva Leitura. O Coletivo será representado no evento pelo presidente, o artista/educador Alexandre Lucas.

O Coletivo Camaradas teve o seu trabalho nacionalmente reconhecido pelas ações  que vem  desenvolvendo de incentivo a leitura na Comunidade do Gesso no Crato,   através do Cine-Gesso, Pontos de Leituras nas Bodegas – Higinotecas, doação de livros, contação de histórias e trabalhos lúdicos envolvendo a literatura na brinquedoteca.

O Prêmio trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Fundação Santillana. O Prêmio VIVA LEITURA, integra as ações do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). Depois do Ano Ibero-americano da Leitura comemorado em 2005, foi criado o Prêmio VIVA LEITURA, com o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura.

Para Alexandre Lucas, o prêmio representa uma possibilidade de novas parcerias. Ele destaca que o trabalho que vem sendo feito só é possível por conta da participação da comunidade e de articulações com os movimentos sociais, o Programa de Extensão Cidade Educadora da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Projeto Nova Vida  e voluntários.

Lucas enfatiza que o trabalho de incentivo a leitura na comunidade visa ampliar  a visão social de mundo dos moradores e contribuir com a organização comunitária, através de ações criativas.