Comunidade do Gesso já tem pontos de leituras nas bodegas

DSCF9103 DSCF9106 DSCF9107 DSCF9108 DSCF9109

Os moradores da Comunidade do Gesso já podem pegar livros emprestados gratuitamente em bodegas da localidade. Os Pontos de Leituras é uma ação bastante simples  que consiste na colocação de caixotes com livros nas mercearias, em que a população pode levar um livro e depois devolver para que outras pessoas possam ler. Essa espécie biblioteca torna o comerciante incentivador da leitura na comunidade.

A iniciativa é do Coletivo Camaradas que já desenvolve outras ações criativas na Comunidade. Segundo o artista/educador Alexandre Lucas a intenção do grupo é atuar no sentido de contribuir com o processo de organização comunitário a partir da arte, da ludicidade e da educação popular.

Os Pontos de Leituras serão gerenciados pela própria comunidade. A ação faz uma homenagem ao comerciante Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino”, incentivador da literatura de cordel e que  desenvolve um trabalho semelhante na cidade. Os caixotes recebem o nome Higinoteca, em alusão ao seu nome.

Os Camaradas conta com a  parceria da Universidade Federal do Cariri – UFCA, através do Programa de Extensão Paideia Cidade Educadora, Projeto Nova Vida, além de contar com a doação de livros  pelo Instituto Enoque Rodrigues coordenado pelo incentivador da leitura e  ativista Elmano Rodrigues,  através do Instituto da Memória e Cidadania do Cariri e pelo Colégio Santa Teresa de Jesus.

A intenção do Coletivo Camaradas é multiplicar a ideia em outros bairros da cidade.

Deixe uma resposta