Arquivos mensais: setembro 2014

Cinema e Trocaria na Comunidade do Gesso esse final de semana

A comunidade do Gesso realiza neste sábado, dia 27, a partir das 18h00, mais uma edição do Cine-Gesso, com a exibição do filme nacional “Narradores de Javé” e o curta “JC as margens da cidade”. A exibição será em frente a sede do Coletivo Camaradas. Já no domingo, a partir das 16h, terá a tradicional Trocaria com trocas de roupas, empréstimos de livros, atividades recreativas, biblioteca móvel da Secretaria de Educação e doação de mudas.

10457480_1505079859743126_1609367973720569565_n

10670015_1505079353076510_5632696429600312728_n

Comunidade do Gesso já tem pontos de leituras nas bodegas

DSCF9103 DSCF9106 DSCF9107 DSCF9108 DSCF9109

Os moradores da Comunidade do Gesso já podem pegar livros emprestados gratuitamente em bodegas da localidade. Os Pontos de Leituras é uma ação bastante simples  que consiste na colocação de caixotes com livros nas mercearias, em que a população pode levar um livro e depois devolver para que outras pessoas possam ler. Essa espécie biblioteca torna o comerciante incentivador da leitura na comunidade.

A iniciativa é do Coletivo Camaradas que já desenvolve outras ações criativas na Comunidade. Segundo o artista/educador Alexandre Lucas a intenção do grupo é atuar no sentido de contribuir com o processo de organização comunitário a partir da arte, da ludicidade e da educação popular.

Os Pontos de Leituras serão gerenciados pela própria comunidade. A ação faz uma homenagem ao comerciante Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino”, incentivador da literatura de cordel e que  desenvolve um trabalho semelhante na cidade. Os caixotes recebem o nome Higinoteca, em alusão ao seu nome.

Os Camaradas conta com a  parceria da Universidade Federal do Cariri – UFCA, através do Programa de Extensão Paideia Cidade Educadora, Projeto Nova Vida, além de contar com a doação de livros  pelo Instituto Enoque Rodrigues coordenado pelo incentivador da leitura e  ativista Elmano Rodrigues,  através do Instituto da Memória e Cidadania do Cariri e pelo Colégio Santa Teresa de Jesus.

A intenção do Coletivo Camaradas é multiplicar a ideia em outros bairros da cidade.

Mercearias da Comunidade do Gesso ganham Pontos de Leituras neste domingo

DSCF9009

A partir deste domingo, dia 14, as mercearias da Comunidade do Gesso na cidade do Crato serão Pontos de leitura. Os moradores poderão pegar livros emprestados nas bodegas e devolver após a leitura.  A iniciativa visa incentivar o hábito da leitura na comunidade, cada mercearia recebe um caixote com livros e o comerciante se torna uma espécie de bibliotecário e articulador cultural.

A Iniciativa é do Coletivo Camaradas e tem a parceria da Universidade Federal do Cariri – UFCA, através do Programa de Extensão Paideia Cidade Educadora, Projeto Nova Vida, além de contar com a doação de livros  pelo Instituto Enoque Rodrigues coordenado pelo incentivador da leitura e  ativista Elmano Rodrigues,  através do Instituto da Memória e Cidadania do Cariri e pelo Colégio Santa Teresa de Jesus.

Os Pontos de Leitura nas bodegas da Comunidade do Gesso receberão o nome de Higinotecas em homenagem ao comerciante e incentivador da literatura de cordel Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino”, o qual desenvolve um trabalho semelhante na cdade.

Além da Comunidade do Gesso, o Coletivo Camaradas pretender incentivar essa ação em outras localidades, desde que tenha grupos interessados em multiplicar a ideia.

Oficina sobre Brinquedoteca na Comunidade do Gesso

 

A oficina será direcionada para os membros e parceiros do Coletivo Camaradas, moradores da Comunidade do Gesso e visa contribuir com informações teóricas e praticas para implantação da BRINQUEDOTECA POPULAR  na Comunidade do Gesso.

 

Sobre a mediadora  

 

Profa. Karla Rossana Gomes Lôbo: possui graduação e licenciatura plena em Psicologia pela UEPB (2001), especialização em Psicologia da Criança e do Adolescente pela FACISA (2003), em Violência Doméstica pela USP (2004) e em Docência do Ensino Superior pela FALS (2011); Mestra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA. Membro da LIASE e é brinquedista.

 

Informações adicionais para as pessoas que desejam ser voluntárias na brinquedoteca: (88)96616516.

cartaz brinquedoteca