Mercearias são cadastradas para bocas de leituras na Comunidade do Gesso 

download

Bibliotecas criativas serão montadas na Comunidade do Gesso. No ultimo domingo, dia 03, foi iniciado o processo de cadastro das mercearias que funcionarão como Pontos / Bocas de Leituras na localidade. Nove bodegas, já foram cadastradas. O trabalho é bastante simples e pretende contribuir com o incentivo à leitura. Cada mercearia receberá um acervo de livros que será disponibilizado num caixote, onde os moradores poderão fazer empréstimos. O comerciante assumirá o papel de ativista cultural e de bibliotecário incentivando e promovendo a leitura na Comunidade.

Ação é uma iniciativa do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Paideia Cidade Educadora – programa de extensão da Universidade Federal do Cariri – UFCA e do Projeto Nova Vida. Os livros foram conseguidos através de doações de instituições como o Instituto Enoch Rodrigues, tendo o apoio do Instituto de Memória e Cidadania do Cariri.

O Comerciante Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino” será homenageado com a implantação das bocas de leituras que receberão o nome de Higinotecas. De acordo com os organizadores essa é uma forma de reconhecer a importância da educação popular e o incentivo à literatura de cordel desenvolvida por “Seu Higino”.

As bocas de leitura funcionarão a partir do dia 31 deste mês, quando será comemorado um ano da Trocaria no Gesso, trabalho que deu origem a essas ações na Comunidade.

Deixe uma resposta