Arquivos mensais: agosto 2014

Edital para voluntariado – vivência e ativismo social

cartazativismo

EDITAL Nº 02/2014

SELEÇÃO PARA VOLUNTARIADO – VIVÊNCIA EM ATIVISMO SOCIAL DO COLETIVO CAMARADAS

O Coletivo Camaradas, vêm, por meio deste edital, tornar público o Processo de Seleção para Voluntariado destinado aos  estudantes do Ensino Médio e Universitários  na Vivência em Ativismo Social, o qual  contemplará uma série de ações desenvolvidas pela organização.

 

1 – DO OBJETO

1.1 – A VIVÊNCIA EM ATIVISMO SOCIAL é uma ação do Coletivo Camaradas que visa proporcionar a participação nas ações desenvolvidas pela organização no campo da intervenção social, da ludicidade e dos processos criativos;

1.2 – A VIVÊNCIA EM ATIVISMO SOCIAL consistirá em trabalho de produção cultural, mediação educativa, formação e produção de material de estudo, através das seguintes ações: BRINQUEDOTECA, BIBLIOTECA COMUNITÁRIA, INTERVENÇÕES URBANAS, PROJETO NO TERREIRO DOS BRINCANTES, MOSTRA NACIONAL DE VÍDEOS SOBRE INTERVENÇÕES E PERFORMANCES, TROCARIA NO GESSO E TEATRO DO OPRIMIDO.

1.3 – Para conhecer mais sobre o Coletivo Camaradas acessar o site: www.camaradas.org e fanpage: www.facebook.com/coletivocamaradas

2 – DO VOLUNTARIADO

2.1 – Poderão candidatar-se às vagas para VOLUNTARIADO NA VIVÊNCIA EM ATIVISMO SOCIAL estudantes regulamente matriculados nos cursos de nível superior de Instituições públicas e privadas da Região do Cariri e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do Crato.
2.2 – Serão ofertadas 30 vagas para o VOLUNTARIADO NA VIVÊNCIA EM ATIVISMO SOCIAL
2.3 – O aluno/aluna selecionado deverá ter disponibilidade de 4 ( quatro) horas semanais para se dedicar a ação, preferencialmente no horário da tarde.

2.4 – Cada participante será certificado pelo Coletivo Camaradas com carga horária referente ao tempo de participação na vivência.

3 – DAS INSCRIÇÕES
3.1 Para se inscrever o candidato deve preencher o formulário online no período de 21 a 05 de setembro. Formulário de inscrição: Clique aqui para se inscrever

4 – DO RESULTADO E DA CONVOCAÇÃO
4.1 – Os selecionados serão comunicados do resultado por e-mail e contato telefônico.
4.2 – Os selecionados deverão comparecer para a primeira reunião no dia 06 de setembro, às 14h00, na sede do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso. Informações: (88) 9661-6516.

Crato, 20 de agosto de 2014.

Ricardo Alves

Coordenação do Coletivo Camaradas

Erika Cristina Souza

Coordenação do Coletivo Camaradas

Alexandre Lucas

Coordenação do Coletivo Camaradas

Francisco do Nascimento

Coordenação do Coletivo Camaradas

 

Sábado terá Cine-Gesso no Crato

10361384_1478699039047875_707415554813986521_n

O filme Auto da Compadecida de Ariano Suassuna será exibido.  

Acontecerá neste sábado, dia 09, às 18h00, no Campinho da Comunidade do Gesso,  mais uma edição do Cine-Gesso. Desta vez será exibido o filme Auto da Compadecida de Ariano Suassuna e o vídeo da intervenção “Banheiros públicos”  do Coletivo Camaradas.

A ação visa contribuir para a democratização da produção cinematográfica brasileira e ampliar a visão social de mundo da comunidade.

O Cine-Gesso é uma ação do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Projeto Nova Vida, Paidea Cidade Educadora – Programa de Extensão da Universidade Federal do Cariri – UFCA, Prefeitura Municipal do Crato e a rede ColetivoS.

Cine-Gesso será neste sábado, às 18h00, no Campinho da Comunidade do Gesso.

Mercearias são cadastradas para bocas de leituras na Comunidade do Gesso 

download

Bibliotecas criativas serão montadas na Comunidade do Gesso. No ultimo domingo, dia 03, foi iniciado o processo de cadastro das mercearias que funcionarão como Pontos / Bocas de Leituras na localidade. Nove bodegas, já foram cadastradas. O trabalho é bastante simples e pretende contribuir com o incentivo à leitura. Cada mercearia receberá um acervo de livros que será disponibilizado num caixote, onde os moradores poderão fazer empréstimos. O comerciante assumirá o papel de ativista cultural e de bibliotecário incentivando e promovendo a leitura na Comunidade.

Ação é uma iniciativa do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Paideia Cidade Educadora – programa de extensão da Universidade Federal do Cariri – UFCA e do Projeto Nova Vida. Os livros foram conseguidos através de doações de instituições como o Instituto Enoch Rodrigues, tendo o apoio do Instituto de Memória e Cidadania do Cariri.

O Comerciante Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino” será homenageado com a implantação das bocas de leituras que receberão o nome de Higinotecas. De acordo com os organizadores essa é uma forma de reconhecer a importância da educação popular e o incentivo à literatura de cordel desenvolvida por “Seu Higino”.

As bocas de leitura funcionarão a partir do dia 31 deste mês, quando será comemorado um ano da Trocaria no Gesso, trabalho que deu origem a essas ações na Comunidade.

Mercearias são cadastradas para bocas de leituras na Comunidade do Gesso

Bibliotecas criativas serão montadas na Comunidade do Gesso. No ultimo domingo, dia 03, foi iniciado o processo de cadastro das mercearias que funcionarão como Pontos / Bocas de Leituras na localidade. Nove bodegas, já foram cadastradas. O trabalho é bastante simples e pretende contribuir com o  incentivo à leitura. Cada mercearia receberá um acervo de livros que será disponibilizado num caixote, onde os moradores poderão fazer empréstimos. O comerciante assumirá o papel de ativista cultural e de bibliotecário incentivando e promovendo a leitura na Comunidade.

Ação é uma iniciativa do Coletivo Camaradas e conta com a parceria do Paideia Cidade Educadora – programa de extensão da Universidade Federal do Cariri – UFCA e do Projeto Nova Vida. Os livros foram conseguidos  através de doações de instituições como o Instituto Enoch Rodrigues, tendo o  apoio do Instituto de Memória e Cidadania do Cariri.

O Comerciante  Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino” será homenageado com a implantação das bocas de leituras que receberão o nome de Higinotecas. De acordo com os  organizadores  essa é uma forma de reconhecer a importância  da  educação popular e o  incentivo à literatura de cordel desenvolvida por “Seu Higino”.

As bocas de leitura funcionarão a partir do dia 31 deste mês, quando será comemorado um ano da Trocaria no Gesso, trabalho que deu origem a essas ações na Comunidade.