Arquivos mensais: junho 2014

Comunidade do Gesso terá segunda Pipada

cartaz pipadaA segunda edição da Pipada no Gesso acontecerá neste domingo, dia 06, a partir das 8h00, no Campinho da Comunidade. Objetivo da ação é favorecer a pratica esportiva e incentivar a brincadeira da pipa que há décadas é desenvolvida por várias gerações de crianças no Campinho do Gesso no Crato. Continue lendo Comunidade do Gesso terá segunda Pipada

Baixe o livro Entranhamentos

cover-entranhamentos

Entranhamentos entre Arte, Estética, Política, Cultura e Educação – Alexandre Lucas

Um material importante para compreensão da perspectiva pedagógica do artista/educador Alexandre Lucas que reúne neste livro uma coletânea de textos que abordam as interligações entre arte, estética, política, educação e cultura. O livro é indicado para artistas, artistas/educadores, professores de artes  e militantes culturais.

Baixe gratuitamente o livro:

4Shared Scribd


Comunidade do Gesso terá Pontos de Leituras em bodegas

Seu Higino incentivador da leitura de cordel no Crato será homenageado com os Pontos de Leitura “Higinotecas”
Imagina você entrar numa mercearia e poder pegar um livro emprestado. Isso será possível na Comunidade do Gesso no Crato.  A ideia é  incentivar a leitura e ampliar a visão social de mundo dos moradores. A intenção é  implantar  20 Pontos de Leituras nas mercearias da Comunidade.
 
A  iniciativa da ação é do Coletivo Camaradas e conta com o parceria do Projeto Nova Vida e do Programa de Extensão “PAIDÉIA – Cidade Educadora” e o Projeto “Trocar para Transformar: repensando a Comunidade do Gesso em Crato-CE” da Universidade Federal do Cariri – UFCA.
 
Parte do acervo serão doado instituto Enoque Rodrigues coordenado pelo incentivador da leitura  pelo ativista Elmano Rodrigues, o qual  através do Instituto da Memória e Cidadania da Cariri 
 
Os Pontos de Leituras farão uma homenagem ao comerciante e ativista cultural  Antônio Higino de Oliveira “Seu Higino”, o qual desenvolve um trabalho semelhante com cordéis. Os Pontos de Leituras serão chamados de “Higinotecas”.
 
O trabalho contará ainda com a participação de voluntários que são estudantes do ensino médio e universitários que desenvolverão trabalhos de mapeamento das mercearias, coleta e organização dos livros e outros trabalhos de incentivo a leitura na comunidade do Gesso.