Arquivos mensais: fevereiro 2014

DSCF6953

Encontro reúne 18 coletivos no Crato


Num clima de descontração e diversidade foi realizado nesta ultima quinta-feira (dia 27), no auditório do Geopark Araripe encontro que reuniu ativistas e artistas de  18 coletivos, no I Encontro de Coletivos da Região do Cariri.  

O objetivo do encontro foi propiciar o entrosamento dos grupos  e cada coletivo teve a oportunidade de apresentar o que pensam e o que fazem.  Intervenções urbanas, performances, produção cultural, ajuda comunitária, ativismo social e discussões  sobre  políticas públicas para cultura foram algumas das questões apresentadas no Encontro.

A intenção é que  esses encontros possam incentivar a  criação de uma rede colaborativa  de  ações  conjunta entre os coletivos.

O encontro foi uma iniciativa de grupos que  atuam no campo  da arte e da produção cultural.
COLETIVOS PRESENTES NO ENCONTRO

Coletivos Camaradas
Coletivo PECA
Coletivo Disse Não Disse
Coletivo Ensaio Aberto
Coletivo Foto Crato
Bando
Quadrilha Fotográfica
Vem Vai Ter Sorriso
Coletivo Café com Gelo
Philantropia Alternativa
União da Juventude Socialista
Levante Popular
Rua – Juventue Anticapitalista
Trilhas Cariri
Grupo de Performances Circenses
Trupe Zumba
Foobá

Cena Ativa
1622024_1407011099550003_1144888082_n

Coletivo Camaradas incentiva a criação de novos grupos no Crato

O Coletivo Camaradas pretende contribuir com a criação de novos grupos ligadas as artes e ações de ativismo social no Cariri. Neste sentido, os Camaradas realizarão nos dias 19 e 20 deste mês, a partir das 14h00, no Liceu do Crato , a oficina “Como criar um coletivo de Arte”.

De acordo com o Coordenador de movimentos sociais do Coletivo Camaradas, Francisco do Nascimento o curso visa amplia as formas de organização, produção e circulação da arte na região. Ele destaca   que o desafio é provocar  formas  criativas de participação e intervenção social. 

O Coletivo tem a intenção de realizar essa oficina em outras escolas de Ensino Médio e tem como meta contribuir com a criação de 10 novos coletivos da região Cariri. Os Camaradas acreditam que quanto mais coletivos existirem na região  maior será o acesso a produção e discussão artística.     
Serviço:
 Oficina: Como Montar um Coletivo de Arte?
Dias: 19 e 20 de fevereiro de 2014
Horário: 14h00  
Local:  Liceu do Crato
Informações: (88)96211299 – Francisco Nascimento   
GRITO-FOOBA

O Crato Vai Gritar

Do Zimbabwe à Juvenília. O Grito Rock Mundo volta a conectar o planeta no início deste ano. O festival fomenta uma rede de produtores que conecta vilarejos de 400 habitantes, como Milho Verde em Minas Gerais, à grandes centros econômicos do mundo, como Madri, na Espanha.
Produzido de forma colaborativa desde 2007, o festival foi criado como uma alternativa ao carnaval em Cuiabá – capital do Mato Grosso no centro oeste brasileiro – e em 2014 acontecerá no período de 20 de fevereiro a 30 de março. O formato colaborativo permite que a cada edição mais produtores compartilhem experiências e fortaleçam a cadeia produtiva da música local. Ao mesmo tempo em que o festival amplia seu alcance no “Brasil Profundo”, cria também conexões em âmbito global.
Em Crato  a 2 edição do Grito Rock está com realização marcada para 21 e 22 de março.. Na programação estão previstos Oficinas, rodas de conversasse shows musicais Este ano mais 400 cidades de 40 países recebem a 12ª edição do Grito Rock, festival idealizado pela rede Fora do Eixo e que conectan cidades e pessoas de todo o mundo.
Além de fomentar o cenário musical, o Grito Rock propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas através da criação de campanhas que incentivam desde transmissões ao vivo a ações ambientais, artes cênicas, atividades para crianças, formação livre, entre outras. Com dicas, sugestões e modelos, as campanhas trabalham a formação dos produtores para expandir o leque de ações em sua localidade.
Para 2014 estão previstas cerca de 200 rotas conectando cidades da mesma região e festivais com datas próximas. As oportunidades, tanto para os shows como para as rotas, serão abertas pelo Toque no Brasil (www.tnb.art.br), portal de música que promove conexão entre produtores e artistas.
As edições internacionais começaram tímidas e hoje já chegam a 40 países de todos os continentes, tendo edições em toda a América Latina, ponto marcado na Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania.
Para colaborar, interagir e saber mais sobre o Grito Rock, acesse Grito Rock, acompanhe a página do Facebook e/ou entre em contato com coletivocamaradas@gmail.com
um-certo-olhar-560x315

Ensaio Fotográfico “Caras e Bocas” na Comunidade do Gesso

                                                         Foto de Ricardo Alves
O ensaio fotográfico “Caras e Bocas” têm como intuito fazer registros de formas espontânea, sorrisos, olhares, caras e bocas, gargalhadas dos jovens, crianças e ou adultos da comunidade, tendo como material final um autorretrato dos jovens que fazem parte daquela comunidade. Além das fotografias pensa-se na criação de um vídeo-animação com a junção das fotos tiradas pelos três Artistas, Aldênio, Felype e Ricardo. Em Conversa com um artista visual de Fortaleza o Marquinhos membro do Coletivo Aparecidos Políticos sobre os Trabalhos que vem sendo realizados na Comunidade do Gesso nos últimos sete meses o mesmo Parabenizou o Coletivo Camaradas e sinalizou o intuito de um intercambio o qual sugeriu que esta interessado em realizar um trabalho de exposição de estêncil contando a historia da comunidade em um autorretrato, sendo assim o Ensaio Fotográfico “Caras e Bocas” pode estar sendo o ponta pé inicial para uma rede de intercambio artístico dentro da zona de criatividade coletiva do gesso.
Felype Carvalho ressalta sua perspectiva a respeito do Trabalho:
“Espero do Caras e Bocas uma atividade bastante interativa, crianças descontraídas e brincando com a imaginação. Quero que elas sejam quem elas quiserem o mais normal ou o mais fora do padrão. A única regra é se divertir, então vamos brincar!”
Já o Aldênio Fernandes diz que “O que ele espera, é que possa ser uma vivência bacana, que a interação das crianças, seja sincera, é que será maravilhoso registrar esses momentos dessa vivência…”
Portanto é de grande importância para o Coletivo Camaradas envolver cada vez mais a comunidade o Povo no fazer artístico, pois faz parte do seu víeis este fazer artístico envolvente e colaborativo.

Texto de Ricardo Alves

1620751_543199959120265_1696236026_n

Alexandre Lucas ministra oficina sobre performance no Crato

O artista/educador Alexandre Lucas ministrará oficina sobre Experimentos Performáticos nos dias 12 e 13 de fevereiro, no horário das 14 às 17 horas,  na Casa Ninho, localizada no Largo da RFFSA, vizinho ao Colégio Ágape.  O objetivo da oficina é refletir sobre o a utilização do corpo com instrumento de reflexão social dentro do trabalho artístico contemporâneo.

De acordo com Alexandre Lucas, a ideia da oficina surgiu a partir do trabalho que ele vem desenvolvendo com registros  performáticos que são disponibilizados nas redes sociais. A intenção é contribuir para que surjam na região do Cariri novos performers, artistas que desenvolvem esse tipo de trabalho.   

A oficina resultará em registro de vídeo e fotografia de Experimentos Performáticos que serão realizados nas ruas da cidade do Crato.

A oficina é destinada para o público em geral, com idade mínima de 16 anos.  Informações sobre inscrições pelo numero: 96616516.  
A  oficina é uma realização do Coletivo Camaradas, Laboratório de Estudos, Vivencias e Experimentos em Arte Contemporânea e o Programa Nacional de Interferência Ambiental – PIA.        
Outdoor-Carnaval-da-Saudade-Crato-T-C3-AAnis-Clube-2014-01

Carnaval da Saudade 2014



A mais tradicional, mais carnavalesca e mais curtida festa de carnaval do Cariri, o Carnaval da Saudade vem este ano com força total, reunindo duas maravilhosas orquestras que vão animar os salões do Crato Tênis Clube. As orquestras Prisma e a Super OHARA, estão afinadíssimas para fazer ferver de emoção o nosso querido Cariri. Já estão sendo confirmados caravanas de Fortaleza e Recife com cratenses e caririenses que não perdem por nada este evento. Para a troca de orquestras foi contratada uma charanga com sopros pra não deixar a galera ficar parada. E no final da festa, vamos sair em desfile do Crato Tênis Clube até a Praça Siqueira Campos como já é tradicional. Portanto, agende-se, faça a sua fantasia e vamos fazer nossa grande festa ficar ainda melhor e maior.
0

Videodança com Alysson Amancio e Edney D Conti. A dança cariri em linguagens visuais…

Os bailarinos Alysson Amâncio e Edney D Conti gravaram no dia 31 de janeiro de 2014, na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, o vídeodança  ‘Havia  uma dança no meio do caminho’.
 O trabalho é dirigido pelo videomaker Carlos Lourenço e foi inspirado no poema de Drummond. Para conferir bastar clicar no link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=3ySTdawoM1Y