Dia 27 de março dia do grafite

Mesmo sem ser oficial, o dia 27 de março é celebrado para preservar a trajetoria da arte de rua brasileira e reafirmar lei extinta pela prefeitura. Pouca gente sabe que São Paulo já teve oficialmente, o dia do grafite, a data 27 de março,não faz mais parte do calendário da cidade – em 2007, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) acabou com a lei que determinava a homenagem, a fim de seguir à risca a Lei Cidade limpa -, mas continua sendo celebrada por muitos artistas. Desde 2004, a ONG Ação Educativa comemora o dia com atividades gratuitas no centro paulistano.

O dia do grafite foi criado informalmente em 1988 para homenagear Alex Vallauri, um dos pioneiros da arte de rua no Brasil, morto em decorrência da aids, em 27 de março de 1987. No aniversário de um ano de sua morte, um grupo de artistas veteranos, entre eles Ozi, Mauricio Villaça e Julio Barreto, se reuniu para grafitar instalações públicas de são Paulo, como o túnel da avenida Paulista.

texto adaptado da internet