Espetáculo de Dança do Cariri será apresentado na Europa





A pré-estréia do espetáculo Arte e Cultura em Transe acontece nesta sexta-feira, no Teatro Salviano Arraes, no Crato. O espetáculo é resultado de pesquisa em torno da formação do povo brasileiro.

A diversidade e a junção dos elementos que compõe a dança brasileira a partir das influências indígenas, africana e européia estão presentes no espetáculo “Arte e Cultura em transe”. O espetáculo busca explorar predominante as raízes afro-brasileiras tão presentes na mistura do caldeirão cultural do nosso povo.

Arte e Cultura em transe será apresentado na Alemanha já agora no dia 14 de setembro e terá agenda preenchida até o dia 06 de outubro. O espetáculo é dirigido pela coreografa Edilânia Rodrigues e Elisangela Nepomuceno que fazem parte da Companhia de Dança Vid´Art do Projeto Nova Vida.

Para esse primeiro momento participarão cinco dançarinos, além da coreografa Edilânia Rodrigues e do músico Ronaldo da Silva.

A ida da companhia para Alemanha se deu pela parceria desenvolvida pelo Projeto Nova Vida e a entidade alemã Aktionskreis Pater Beda. O Nova Vida é uma ONG que foi criada em 1992, cujas ações têm como foco uma educação voltada para a cidadania através do acompanhamento educacional, cultural e formação profissional de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. A entidade funciona na Comunidade do Gesso no Crato, antiga zona de prostituição que por muitos anos sofreu com a inexistência de políticas públicas.

Além da Alemanha a Companhia participa em agosto do próximo ano da Jornada Mundial da Juventude que será realizada na Espanha. Para esse evento deverão participar um numero maior de integrantes.

Para a coreografa, Edilânia Rodrigues existe uma grande expectativa em torno da ida para Europa. Ela destaca que a intenção é aproveitar a oportunidade para fazer intercâmbio e compartilhar experiências tanto artísticas, como culturais. A coreografa enfatiza que o espetáculo foi montado a partir dos elementos da brasilidade, além de abordar outras questões como meio ambiente, seca e religiosidade de matriz africana.

O espetáculo poderá ser visto nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Teatro Salviano Arraes, no Crato.Entrada franca. A pré-estréia no Cariri visa aglutinar e perceber os olhares dos dançarinos, coreógrafos, diretores teatrais, músicos e atores em torno do espetáculo.

Serviço:

Projeto Nova Vida

www.novavida.apoio.de

(88) 33523/4036/35234166

Coordenador do Projeto Hermano José de Sousa (88)88063056

Email: [email protected]

Deixe uma resposta