Ateliê Ambiental do Caldas

Macrofotografia: Leo Dantas

Consciente de seu papel social, o Diretor de Produção Cultural, Artista Visual e Gêstor de Projetos Artísticos, Culturais e Socioambientais Leo Dantas e o Produtor Cultural e Fotografo Ambiental Experimental Siqueira Jr., ampliam suas ações através do projeto ATELIÊ AMBIENTAL DO CALDAS, projeto este realizado junto à comunidade do Caldas, com a intenção de contribuir significativamente para a integração social, cultural, ambiental e econômica dessa região.

O ATELIÊ AMBIENTAL conta com uma estrutura responsável para atender e identificar demandas sociais, desenvolvendo projetos, seja por meio de parcerias, patrocínios ou projetos próprios. Destacamos ações nas áreas de educação, meio ambiente, cultura e saúde.

O ATELIÊ AMBIENTAL valoriza seus colaboradores, oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, com projetos de treinamento, qualificação, educação,educação ambiental, saúde, arte e cultura além da promoção do bem estar.

PROJETOS SOCIAIS, CULTURAIS E AMBIENTAIS

Em razão da vontade de contribuir efetivamente para uma transformação positiva da comunidade onde se insere, o Ateliê Ambiental do Caldas realiza iniciativas de investimento social estratégico através da busca e repasse voluntário de recursos privados e públicos, de forma planejada, monitorada e sistemática, para realização de programas e projetos sociais, culturais e ambientais que contribuam para o desenvolvimento duradouro e auto-sustentável da comunidade nas áreas de interesse e influência dos seus projetos.

As ações de investimento social, para o Ateliê Ambiental do Caldas, podem ser classificadas em:

– Ações estruturantes: são aquelas feitas em parceria com o Poder Público que prepara a infra-estrutura local para a inserção do projeto central.

– Ações sociais, ambientais e culturais: são aquelas que contribuem para o desenvolvimento sustentável da comunidade, através do fortalecimento do capital social e humano, principalmente nas áreas de saúde, educação, geração de renda, meio ambiente e cultura.

O ATELIÊ AMBIENTAL tem sempre como prioridade, os projetos que se enquadram em uma das classificações acima mencionadas e de acordo com os seguintes critérios:

– Sustentabilidade do projeto

– Empreendedorismo

– Inovação
– Pesquisa e Novas Tecnologias

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELO ATELIÊ AMBIENTAL:

Estética Visual O Ateliê incentiva e traz para o distrito do Caldas um programa em Artes Visuais e Audiovisual, denominado “Estética Visual”. Membros da comunidade participão de palestras, visitas monitoradas a galerias de arte e centros culturais, exposições e oficinas de “Sensibilização Estético-Cultural” em que recursos de vídeo, fotografia, e internet, são utilizados para identificar, registrar, formar acervo e promover identidade sociocultural e socioambiental local. Além dos resultados artístico-culturais, o projeto alcançará conquistas sociais e elevará a auto-estima dos participantes.

Natureza Viva – O Ateliê busca promover a conscientização ecológica de moradores locais, através de oficinas, apresentação de vídeos educativos, exposições de projetos e ações do programa, alertando a comunidade sobre a necessidade e importância da preservação do ambiente em que vivemos.

Arte na Infância – O programa leva a comunidade oficinas compostas por atividades teórico-práticas, palestras e exposições com o objetivo de promover, valorizar e divulgar as artes visuais produzidas por crianças. O programa contribui para as descentralizações culturais, abrindo espaço para manifestações das periferias sociais e incentivando as expressões artísticas na infância sempre trabalhando as questões socioambientais.

Prevenção e Combate a IncêndiosGestão da Água – O programa visa, através de palestras em parcerias com órgãos governamentais e não-governamentais (Ibama-APA-Flona-Ong´s-etc), assim como oficinas teórico-práticas, apresentar e orientar alunos da rede pública de ensino e comunidade para conscientização de todos, das graves conseqüências produzidas pelos incêndios e sobre a Gestão da Água. Através do programa de Prevenção e Combate a Incêndios e Gestão da Água, alertaremos nossa comunidade sobre os perigos e a importância de preservamos nossas florestas nativas.

PROJETOS POR PROGRAMA:

Estética Visual

· Ateliê de Pesquisa e Criação em Novas Mídias;

· Projeto Pode Entrar-visitas monitoradas;

· Oficina de Colagem;

Natureza Viva

· Projeto Percepções Naturais;

· Projeto Olha o Passarinho;

· Oficina de Fotografia Ambiental;

· Oficina de Vídeos Ambientais;

· Cine Ecologia.

Arte na Infância

· Arte com Folhas;

Prevenção e Combate a IncêndiosGestão da Água

· Oficina – Uso Alternativo para Fogo e Impactos do Fogo no Meio Ambiente – IBAMA;

· Palestra – Legislação Ambiental – Batalhão da Policia Ambiental;

· Oficina de Primeiros Socorros e Salvamento em Ambiente de Selva – Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará;

· Palestra – A Importância da água para a vida – IBAMA;

· Oficina – Gestão e Uso da Água;

Vale a pena dar uma olhada também:


ateliê[email protected]

http://atelieambientaldocaldas.blogspot.com/

Deixe uma resposta