Seminário apresenta pesquisas sobre Analise do Discurso na URCA

Neste sábado, dia 29, a partir das 14 h, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, acontecerá o II Seminário do GEADIS (Grupo de Estudos em Análise do Discurso). O seminário tem como objetivo apresentar, para a comunidade acadêmica, as pesquisas realizadas pelo grupo no decorrer dos anos de 2008 e 2009.
Atualmente o Grupo de Estudos é coordenado pelas professoras Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro e Aline Maria Freitas Bussons.
O que é o Grupo de Estudos em Análise do Discurso – GEADIS?
Por Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (URCA) e
Aline Maria Freitas Bussons (URCA)
O Grupo de Estudos em Análise do Discurso – GEADIS, da Universidade Regional do Cariri – URCA reúne professores e estudantes dos cursos de Letras, História e Direito, dessa IES além de colaboradores de outras instituições. O grupo conta com duas linhas de pesquisa: (a) Discurso, Cultura e Memória que tem como objetivo analisar discursos, principalmente sobre o Nordeste brasileiro, compreendido como um espaço simbólico constituído de dizeres múltiplos que circulam em materialidades diversas. O corpus preferencial dessa linha de pesquisa são as práticas culturais encontradas com freqüência no Nordeste brasileiro como a Literatura Oral/ Literatura de Cordel, Xilogravura, Lapinhas, Reizados, Bandas Cabaçais, dentre outras. Investigamos os processos de identificação dos sujeitos contemporâneos, principalmente do Nordeste brasileiro, ou seja, como esses sujeitos se relacionam com a sua memória, os seus símbolos em suas mais variadas práticas culturais para se constituírem/serem constituídos, em suas identidades multifacetadas na “sociedade do espetáculo” e (b) Nacionalidade, regionalidade e saber metalingüístico, perspectiva que tem como objetivo construir um conhecimento histórico, pautado sob o olhar do lingüista, acerca da produção do saber metalingüístico no estado do Ceará nos finais do século XIX e início do século XX. Investiga-se esse saber articulado a múltiplos saberes, tal qual o histórico e o geográfico, face à constituição do Ceará perante a construção da nacionalidade brasileira. Como materialidades a ser investigadas abordam-se artigos produzidos por Institutos de Pesquisa e Academias Literárias, bem como, Gramáticas, Dicionários e Vocabulários. O eixo aglutinador das pesquisas são as suas bases teóricas: A Análise do Discurso Francesa com Michel Pêcheux, Michel Foucault em suas interfaces dialógicas com Mikail Bakhtin, Michel de Certeau, Bourdieu, Pièrre Nora e os teóricos da cultura como Hall, Canclini, dentre outros.

Programação:

DATA: 29/08/2009
LOCAL: SALÃO DE ATOS/ URCA
HORA: 14 às 18 h

14 h- ABERTURA: Apresentação das linhas de pesquisa do GEADIS:
(1) DISCURSO, CULTURA E MEMÓRIA
Profa. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro;

(2) NACIONALIDADE, REGIONALIDADE E SABER METALINGÜÍSTICO
Profa. Aline Maria Freitas Bussons.

14:30 APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS NO GEADIS

1. Propaganda do TSE: um lugar de múltiplos sujeitos
Clara Magda Barbosa Alexandre
2. Gênero e discursividade nos anúncios publicitários.
Paulo Roberto da Costa Ferreira
3. Toponímia e Mitos de Fundação no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará em finais do século XIX.
Luiz Carlos Cordeiro de Lima
4. Tupi or not tupi: saber metalingüístico e construção da imagem do Ceará (1887).
Aline Maria Freitas Bussons
5. Análise do Discurso litero-musical “ele me deu um beijo na boca” de Caetano Veloso.
Maria Adriana Cruz Figueiredo
6. Análise do Discurso de “O discurso” de Abdoral Jamacaru
Eber Alencar Torres
7. A deglutição do cordel no discurso dos “mauditos”
Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro
8. Compositores de Forró: discursos transversos.
José Elvis Ermano Moraes