Arqueologia e paleontologia serão discutidas no Cariri

Mais de 190.000 visitantes estiveram no Museu de Paleontologia da URCA em Santana do Cariri, numa cidade de cerca de 7.000 mil habitantes.

Aprofundar e socializar a produção cientifica na área de paleontologia e arqueologia é um dos objetivos do Encontro Universitário de Paleontologia e Arqueologia do Cariri que será realizado no período de 08 a 10 de junho de 2009, na Universidade Regional do Cariri – URCA. O evento constará de palestras, mini-cursos e vivencias na Casa Grande e Mina de Calcário em Nova Olinda.

A região do Cariri é um dos locais importantes para a pesquisa cientifica nas áreas arqueológicas e paleontológicas. A primeira citação dos fósseis da Bacia do Araripe foi registrada em 1810 por João da Silva Feijó e cerca de 20 anos depois a ilustração desses fósseis foram publicadas por Spix & Martius em 1831. Diversos eventos científicos propiciaram a difusão de estudos e de descobertas sobre essas áreas do conhecimento, como é o caso do I e II Simpósios sobre Bacias Interiores do Nordeste em 1994 e 1997, a realização do XVI Congresso Brasileiro de Paleontologia em 1999 e o Simpósio Sobre Atualidades Paleontológicas em 2008, eventos que conseguiram potencializar a região como pólo de pesquisa cientifica paleontológica e arqueológica.

Para os organizadores, a conseqüência direta do evento é proporcionar aos acadêmicos e a comunidade em geral, o despertar sobre o estudo da Paleontologia, da Arqueologia, da evolução e biodiversidade na região do Cariri.

Até hoje, mais de 190.000 visitantes estiveram no Museu de Paleontologia da URCA em Santana do Cariri, numa cidade que tem apenas cerca de 7 mil habitantes. Número similar são as visitas à Casa do Homem Cariri em Nova Olinda, para conhecer os vestígios do povo Cariri, antes da chegada dos colonizadores portugueses. Entre estes visitantes, destacam-se inúmeros pesquisadores nacionais e estrangeiros. Esses dados demonstram a importância da região do Cariri para a cultura cearense e nordestina e a necessidade de fomento à pesquisa e divulgação cientifica sobre esse potencial regional que também é discutido na ótica do turismo cientifico.

O Encontro é realizado pela Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa – PRPGP, Grupo de Pesquisa Chapada do Araripe – GPCA e Laboratório de Pesquisa Paleontológica da URCA – LPPU.

Programação:

MANHÃ
08:00h as 11:00h SALÃO DA TERRA
NOITE
18:00h as 21:00h – C.A DE BIOLOGIA

Data de realização do evento: 8 a 10 de Junho de 2009
Local do Evento: Universidade Regional do Cariri – URCA

Palestras:
• História do Museu de Santana do Cariri: Dr. Plácido Cidade Nuvens – Reitor da Urca
• Legislação sobre o Tráfico de Fósseis: José Artur Andrade Ferreira Gomes, Geólogo – DNPM – CE/CPCA
• Arqueologia na Região do Cariri: Ms. Rosiane Lima Verde – Fundação Casa Grande
• Paleobotânica na Bacia do Araripe: Dr. Antônio Álamo Feitosa Saraiva – Professor de Botânica Criptogâmica da Urca
• Geopark Araripe: MS. Francisco Idalécio de Freitas – Geólogo do Geopark Araripe
• Paleoturismo – Com Enfoque na Região do Cariri: Dr. Alexandre Magno Feitosa Sales – Professor de Paleontologia da URCA

Mini-Cursos:
• Ambientes Sedimentares da Bacia do Araripe: Carlos Hindenburgo Nunes Holanda- Secretaria de Recursos Hídricos.
• Interpretação Paleoecológica: Dr. Maria Helena Hessel – UFC Cariri
• Replicação de Fósseis: Carlos Eduardo Sousa, Coord. Da Oficina de Réplicas – Museu de Paleontologia da Urca
• Preparação de Fósseis: Renan Bantim, Olga Alcântara e Nádia Amanda – URCA – Bolsistas de I.C/Funcap e CNPq.
• Introdução a Arqueologia: Ms. Rosiane Lima Verde – Fundação Casa Grande – Nova Olinda
• Biomecânica – O Voo dos animais: Dr. Hermínio da Silva. – Professor de Física da Urca.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

• 8 de junho de 2009 – Segunda-Feira

08:00h – Credenciamento
08:00 as 08:15 – Apresentação Musical – Ana Paula Nogueira
08:30h – Palestra de Abertura: História do
Museu de Paleontologia da URCA – Plácido Cidade Nuvens – Reitor da URCA.
09:30h–Palestra: Legislação sobre o Tráfico
de Fosseis – Artur Andrade F. Gomes – DNPM
10:20h as 10:30h – Intervalo
10:30 as 11:20 – Palestra : Geopark Araripe
Francisco Idalécio de Freitas – Geopark Araripe.
14:00 às 17:00 – Mini Cursos e Credenciamento
14:30 – Filme

• 9 de junho de 2009 – Terça-Feira

08:30h Palestra Paleoturismo na Região do Cariri: Alexandre Magno Feitosa Sales- Urca
09:30h – Arqueologia na Região do Cariri: Roseane Lima Verde – Fundação Casa Grande
10:20 as 10:30 – Intervalo
10:30 as 11:20 – Paleobotânica da Bacia do Araripe: Antônio Álamo Feitosa Saraiva -Urca
14:00 as 17:00 – Mini Cursos
14:30 – Filme

• 10 de Junho de 2009 – Quarta-Feira

7:30 – SAÍDA PARA A VIVÊNCIA DE CAMPO EM FRENTE A PANIFICADORA P&C.
LOCAL DA VIVÊNCIA: Casa Grande (Nova Olinda- CE) e visita a Mina de Calcário (Geotope Nova Olinda).

Serviço:
Olga Alcântara (88) 8817-1458