Cariri deverá sediar primeiro CUCA da UNE no Estado

Por Alexandre Lucas

A União Nacional dos Estudantes – UNE vem há cerca de 10 anos desenvolvendo a rede dos Centros Universitários de Cultura e Arte – Cuca´s. O objetivo dos Cucas é contribuir para circulação e fruição da produção artística nacional produzida dentro e fora do espaço universitário. No período de 17 a 18 de janeiro foi realizado em Salvador – BA, o Encontro dos Cucas de diversos estados brasileiros e de 20 a 25 foi realizada a sexta edição da Bienal da UNE, na capital baiana, dentro deste processo a Universidade Regional do Cariri – URCA participou dos dois eventos e manteve contatos anteriores com a entidade, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. Os contatos que vem sendo mantido visam a criação do CUCA Cariri, que funcionará no espaço do estande da URCA no Parque de Exposições do Crato, juntamente com o Conselho Municipal de Mulher, Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e o Centro Acadêmico de Ciências Sociais que já estão em funcionamento.
Para o coordenador do Instituto Cuca Alexandre Santini, existe uma relação dialética sobre o papel do CUCA para dentro e para fora do Movimento Estudantil. Especialmente nesse momento com a opção de um trabalho mais voltado para as comunidades e para os Pontos de Cultura. Ele frisa que é importante para o Ceará está incluído no circuito dos Cucas e demonstrou interesse em viabilizar esse trabalho na região do Cariri.
Os Cucas são constituídos de artistas e estudantes e visam ultrapassar as barreiras existentes entre a academia e as comunidades contribuindo também para uma política de extensão universitária.
A primeira reunião para discuti a criação do CUCA será nesta sexta-feira, dia 30, as 15 horas, na Sala da Proex, Campus Pimenta.

2 comentários sobre “Cariri deverá sediar primeiro CUCA da UNE no Estado

1. "Para a professora Arlene Pessoa, Pró-reitora de Extensão, uma das entusiastas pela criação do Cineclube da URCA, ela acredita que o CUCA poderá contribuir para um processo de fomento a cultura e ressalta que a PROEX oferecerá como contrapartida aos alunos envolvidos no projeto uma certificação como atividade complementar."<BR/><BR/>Lamentável que a atual Pró-Reitora de Extensão tenha a oferecer

2. É assim: participe lá que você ganha um certificado de atividade complementar. <BR/>Todo mundo sabe da obrigatoriedade dessas horas, aí aparece uma "chance dessas". <BR/><BR/>A participação no cuca não deveria de forma alguma estar vinculada a isso. <BR/><BR/>E tem gente que chama isso de "contrapartida". <BR/><BR/>Faça-me o favor.