IV Encontro Mestres do Mundo com inscrições abertas para estágio de universitários da URCA e CEFET

As inscrições vão até o próximo dia 27 para os universitários participarem do IV Encontro Mestres do Mundo como estagiários

Será realizado de 02 a 06 de dezembro o IV Encontro Mestres do Mundo, nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. A promoção é do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura – SECULT em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. A organização do evento abre vagas para estudantes da UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) e CENTRO FEDERAL DE ENSINO TECNOLÓGICO DO CEARÁ (CEFET) das diversas áreas de formação com interesse, para participar da equipe de produção e vivenciar uma experiência teórico-prático. O estágio se realiza na mesma data de realização do evento, com carga-horária de 20 horas.

Esse trabalho se dará a partir da troca de informações, difusão de saberes, articulações e estabelecimento de amizades com toda uma rede de agentes e gestores culturais presentes no evento. As inscrições podem ser feitas, por meio do preenchimento de fichas, à disposição no site da universidade: www.urca.br.

O Encontro Mestres do Mundo é um evento que promove o conhecimento e reconhecimento do patrimônio cultural imaterial de diversos estados brasileiros e países. Esse Encontro se fundamenta nas recomendações da UNESCO em integrar as políticas culturais de governos nacionais, estaduais e municipais na perspectiva de uma visão global de valorização da cultura popular tradicional como parte do patrimônio universal da humanidade e meio de afirmação de identidade cultural de povos e grupos sociais.

Na programação do evento estão previstos Rodas de Mestres, que promoverá intercâmbio entre os mestres por categorias saberes e fazeres; Seminário Nacional de Culturas Populares, onde estarão reunidos mestres de 17 estados do Brasil e de outros países. Para este evento estarão disponíveis 200 vagas para público externo.

Também será realizado ‘Território Livre’, que é um espaço aberto para apresentações de manifestações artísticas, mediante inscrição prévia no local, sob a coordenação do Ministério da Cultura; Terreiradas, com apresentações dos mestres da cultura nas suas próprias comunidades de origem, além de uma vasta programação artística, com 70 atrações realizadas em um palco e um teatro de arena. Todos os espetáculos serão gratuitos, na Praça do Socorro e Praça do Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, de 19h30 às 22h30.

Na URCA as inscrições podem ser feiras na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX): Profa.Maria Isa Gonçalves Brito, na rua Cel. Antônio Luiz, 1161 – Pimenta – Crato. Telefone : (88) 3102 – 1212 – Ramal: 2610 – E-mail: [email protected]

Contatos:

Universidade Regional do Cariri – URCA