Iniciativas Negras no Cariri

Curso de Extensão Iniciativas Negras Trocando Experiências: DEBATES

Dia 25 de Novembro de 2008 (Terça–feira)
Locais – SESC Juazeiro do Norte (Sala de Convivência) ) – Manhã e tarde
-URCA do Crato (Auditório) – Noite

Manhã – das 8h30 às 12h

As religiões afro-brasileiras e a resistência da população negra no Brasil
IVONILDES DA SILVA FONSECA (UEPB) – Graduada em Biblioteconomia e documentação –UFBA (1979); Bacharelado em Ciências Sociais – UFBA (1992); Mestre em Ciências Sociais -UFPB (1995); doutoranda no PPGS-UFPB (atual). Professora titular na Universidade Estadual da Paraíba. É fundadora do IRÊ (Instituto de Referencia Étnica). Presta assessoria a Bamidelê (Organização de Mulheres Negras, na Paraíba). Tem experiência em Estudos sobre a População Negra no Brasil, nos temas: Educação interétnica, Intolerância Religiosa e Mulher Negra no Brasil.

Tarde – das 14h às 16h

Palestras dos alunos do N”BLAC (Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais) da UFC/Campus Cariri:
Os aparatos públicos de apoio às mulheres vítimas de violência
Marta Benjamim da Silva (Biblioteconomia) / Nicácia Lina do Carmo (Biblioteconomia)
Os conselhos dos negros, no Nordeste brasileiro.
Kyara Vasques Silva (Biblioteconomia) / Erinaldo Dias Valério (Biblioteconomia)
Religiões de matriz africanas: As mulheres de candomblé de Juazeiro do Norte
Reginaldo Ferreira Domingos (Filosofia) / Antonio Junior Sarmento (Biblioteconomia)
Movimentos sociais no viés da raça e gênero: pesquisas desde à margem
Profa. Dra. Joselina da Silva UFC / Cariri (Orientadora)

Noite – 18h às 21h30
Local: URCA do Crato (Auditório)

Apresentação cultural – Coral SANKOFA (Escola N.Sra. do Perpétuo Socorro, Regional I) – Fortaleza

Cotas para afro-descendentes nas Universidades públicas: Um debate atual.
DORA LÚCIA DE LIMA BERTULIO- Mestre em Direito – UFSC (1989). Procuradora da Universidade Federal do Paraná (atual). Experiência na área de Direito com ênfase em Direito Público. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Direito e Relações Raciais, Discriminação Racial, Ação Afirmativa, Historia do Direito Brasileiro.

Coordenação: Prof. Dra. Joselina da Silva (UFC/ Cariri)

Realização: N”BLAC – UFC / Curso de Biblioteconomia

Patrocínio: Fundação Ford Apoio: URCA (Crato) e SESC (Juazeiro)

Obs.: Serão oferecidas declarações de participação aos que estiverem presentes nas três sessões.

2 comentários sobre “Iniciativas Negras no Cariri

1. Conheci o trabalho da professora Joselina da Silva no Rio de Janeiro. Trabalho ímpar de altíssima qualidade. Com seu espírito empreendedor e na busca da qualificação das pesquisas com temática racial a professora Joselina leva para outras searas esta possibilidade de intercâmbio. O sucesso do empreendimento é certo. Certamente.<BR/>Agora, só gostaria que tais experiências pudessem ser divulgadas

2. Desculpe, mas não sou anônima.<BR/>Sou Sandra Martins do RJ. Jornalista e membro da Cojira-Rio.<BR/>Abraços professora Joselina, força e luz para seus trabalhos.<BR/>Sandra Martins