Arquivos mensais: setembro 2008

Oficina da Secult no Cariri

OLÁ, MINHA GENTE
O Cariri receberá nesses dias 26 e 27/09 Oficinas de discussão do Plano Nacional de Cultura e de elaboração de projetos para quem for participar como proponente do VI edital de Incentivo às Artes. Serão disponibilazada 04 vagas para o Fórum cde Cultura, Turismo e Esporte, 16 vagas para Crato, JUazeiro e Barbalha e 30 para as outras cidades da região. A Hospedagem de quem não mora no Crajubar será por conta da Secult e será no hotel Vila Real. Porém a alimentação de todos que participarão do Evento será gratuita. O Evento será realizado no Salão de Atos da Urca.

Norma Santana
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Ação Cultural – Assessoria Técnica

Secretarios de Cultura, Dirigentes Culturais e Artistas

Venho por meio desde convidar V. Sa. para se fazer presente na Oficina Regional de Elaboração de Projetos do V Edital de Incentivo às Artes, momento ao qual os dirigentes culturais, gestores e artistas terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em Formatação de Projetos voltados para o V Edital de Incentivo às Artes e sobre as diretrizes implantadas no PNC – Plano Nacional de Cultura do Ministério da Cultura. O Encontros se realizarão nas seguintes cidades:

Iguatu – dias 24 e 25 de setembro
Camocim – dias 24 e 25 de setembro
Fortaleza – dia 25 de setembro(SEM HOSPEDAGEM)
Tauá – dias 25 e 26 de setembro
Russas – dias 26 e 27 de setembro(SEM HOSPEDAGEM)
Crato – dias 26 e 27 de setembro
Sobral – dias 29 e 30 de setembro
Guaramiranga – dias 29 e 30 de setembro (a confirmar)

Segue em anexo ficha de inscrição, que garantirá a sua vaga no encontro e também a reserva de hospedagem e alimentação. Esta ficha de inscrição deverá ser devidamente preenchida e nos enviada neste e-mail ou entregue no local do encontro antes do inicio da oficina. Salientamos que a SECULT arcará com a hospedagem e alimentação, garantindo a participação de 02 representantes por município e que as oficinas terão um limite de 50 participantes, para maior aproveitamento e aprofundamento das informações que serão disponibilizadas. Sendo de responsabilidade dos concludentes a multiplicação dos conhecimentos adquiridos em seu município e/ou região. Caso necessite de mais vagas por município, favor informa-nos por e-mail. Certos de contarmos com vossa ilustre presença, agradecemos antecipadamente.

Sheila Fernandes
Ação Cultural –
Assessora Técnica
Secretaria da Cultura do
Estado do Ceará Contatos:
(85)3101.6763/6742/6792/ 8723.4800

Banda Ciméries e performance de Alexandre Lucas nesta quinta-feira no Sesc

O Sesc Crato apresenta mais uma edição do performance poética e
Armazém do Som nesta quinta-feira, dia 25, às 20 horas. Nesta edição
participam a banda de rock Ciméries e o artista, Alexandre Lucas com
uma performance poética intitulada Rosas Vermelhas.

A Poesia de Lucas

Se a poesia tem cor, a de Alexandre é vermelha. Uma poética afogueada,
encarnada, movida pelo apimentar das vozes insubmissas. O sangue que
tingiu a história do povo oprimido é a tinta que escreve a sua poesia
militante, banhada nas lutas do campo e da cidade. Uma poesia
engajada, a frete da ingenuidade, da conciliação de antagônicos. Uma
palavra que junta a outra vai formando uma metralhadora certeira
contra a classe exorbitante da opressão. Assim é a poesia de Alexandre
Lucas, uma poética marcada pela artéria comunista. Em Rosas Vermelhas
esse Camarada faz um tributo à luta emancipacionista das mulheres.

Sobre o Camarada
Alexandre Lucas – Formado em Pedagogia, Pós-graduado em Língua
Portuguesa e Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri –
URCA, poeta, artesão, artista visual, militante político-cultural e
integrante do Coletivo Camaradas (www.coletivocamara.blogspot.com).
Entre em contato: alexandrelucas65@hotmail.com

Poeta marginal se apresenta na URCA


Poeta marginal se apresenta na URCA

O professor, artista plástico e poeta Wilson Bernardo fará performance poética nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 20 horas, na Livraria e Café Saraiva, no Campus Pimenta, da Universidade Regional do Cariri – URCA, dentro do Projeto Altar Poético desenvolvido pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho. Wilson desenvolve uma poética subversiva e é um poeta marginal. A terminologia poeta marginal é dada aos poetas que se utilizavam de formas e de espaços inusitados para publicação e divulgação da poesia, e, também aos autores que não tem publicações impressas pelas editoras. Os poetas marginais têm uma um estilo literário de contestação, humorismo e de subversividade.

Sobre o autor:
Wilson Bernardo, professor de história e literatura. Tem como profissão: A poesia, a fotografia e o desenho . Formou-se em História e cursa Letras sem freqüência.
Já foi publicado nas agendas Tribo e DN –Cultura, fez várias exposições fotográficas.
Criou a marca WBpoemapostal, onde publica seus poemas na mais pura marginalidade. Blog do poeta: www.wbpoemapostal.blogspot.com

Serviço
Projeto Altar Poético
Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho
(88)3102-1212 ramal 2424

Performance Wilson Bernardo
Dia 24/09 – quarta-feira
Horário: 20 horas
Local: Livraria do Saraiva – Campus Pimenta/URCA

Exposição do Violão


O SESC traz ao Crato mais uma ação do projeto Sonora Brasil. O projeto está hoje consolidado como iniciativa das mais relevantes no país; promovendo a circulação de grupos nacionais de indiscutível qualidade nas capitais e em cidades do interior, o Sonora Brasil difunde parcela significativa de nossa produção musical, privilegiando o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Como expressão maior desse enfoque, o Projeto apresenta ao público a Exposição “A História do Violão”.

Através do conhecimento da evolução do instrumento, tão caro a diversas culturas além da brasileira, esperamos propiciar ao espectador oportunidade de conviver com o mesmo fascínio que nos move em direção a estes saberes.

Ao realizar o Sonora Brasil o SESC anseia ampliar de forma crescente sua ação cultural, contribuindo para o desenvolvimento do comerciário e de toda a sociedade.

A abertura da Exposição acontecerá no dia 22 de setembro (segunda) às 15h, seguida da palestra “A História do Violão” com o luthier Joaquim Pinheiro, curador da Exposição.

SERVIÇO:

Exposição “A História do Violão”

De 22 a 27 de setembro de 2008

Galeria de Artes do SESC.

Entrada Franca.

Dia 22 às 15h

Abertura da Exposição e Palestra “A História do Violão”

com o luthier Joaquim Pinheiro.

Sandra Alvino no Altar Poético da URCA

Nesta quinta-feira, as 20 horas, no Jaridm de Entrada URCA – Via de acesso à Biblioteca -Campus Pimenta

A poeta Sandra Alvino se apresenta no jardim de entrada do Campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri, nesta quinta-feira, dia 18. a partir das 20 horas. Sandra abre com sua perfomance o Projeto Altar Poético do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da URCA. O trabalho de Sandra é uma mistura poética do popular e do urbano.
O Projeto Altar Poético visa potencializar ações de poesias performáticas e visa contribuir para fruição artística tanto da comunidade acadêmica, como do público em geral. A intenção é que os sarais sejam realizados sempre no Jardim de entrada da Instituição.
Já no dia 24 de setembro, será a vez do artista plástico e poeta marginal, Wilson Bernardo, como auto intitula-se.
Portanto, quinta-feira, dia 18, às 20, recital com Sandra Alvino, no Jardim da URCA – Campus Pimenta. Participação especial de Camila Araújo.

Sobre a poeta Sandra Alvino

Sandra Alvino tem a marca da audácia e da ironia nas junções de suas palavras. A poesia de Sandra é o seu auto-retrato lingüístico. Poeta de gaveta desde os 16 anos, mas só perdeu a sua virgindade poética aos 20 anos. A partir daí vem ocupando os palcos da vida artística do Cariri. Sandra Alvino já apresentou seu trabalho na Mostra Sesc, no Sarau Camaradas, no Culto a Baco, na Mostra Universitária de Cultura e Arte – MUCA da URCA e em inúmeros espaços anônimos e efervescente da cultura de resistência.
Juazeirense, acadêmica de História da URCA, pesquisadora sobre cultura e literatura popular. Sandra é uma dessas pessoas comprometidas com o mundo da arte e nos brinda com uma poética recheada pela mistura do popular e do urbano.

Como Participar do Projeto Altar Poético
Os poetas interessados em participar do Projeto deverão procurar entrar em contato com o IEC, no Campus Pimenta – ou pelo telefone (88)3102-1212 ramal 2424.