Coletivo Camaradas tem trabalho selecionada em evento na Bahia

O Coletivo Camaradas teve trabalho de intervenção urbana selecionado para o evento “Arte e Guerrilha” que será realizado na Capital Baiana no mês de setembro. O trabalho do Coleitvo Intitulado “ intervindo na periferia” consiste em discuti arte contemporânea com jovens de bairros pobres de Salvador e a partir daí produzir uma intervenção com projeção de imagens fazendo uma relação entre violência institucional da década de 60 e as dos dias atuais.
Dentro das comemorações dos 40 anos de 1968, aonde uma série de acontecimentos mundiais explodiram e questionaram a realidade em diversos campos, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia está organizando o evento 68 + 40.
No mês de setembro o Centro Universitário de Cultura e Arte da Bahia promove o evento “Arte e Guerrilha” onde acontecerão intervenções urbanas e mesas de debates para refletir a participação dos jovens no processo que no Brasil foi marcado pelo endurecimento da ditadura e no seu extremo, da promulgação do Ato Institucional número 5 ou AI 5. Por isso a relação com a guerrilha, que depois deste ato tornou-se uma das vias, e talvez a mais contundente delas, de resistência a ditadura.
Mais que simplesmente fazer uma relação entre arte e guerrilha, o evento pretende analisar como nos dias atuais, dentro de uma democracia, as técnicas alternativas e a guerrilha poética ainda se fazem necessárias. Por isso a escolha de fazer um ciclo de intervenções urbanas, técnica muito usada desde os anos 60 e que vem crescendo muito no Brasil.

Debates:
10/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA
– Arte e as ruas
Alejandra Hernández Muñoz BA (Professora de Historia da Arte da EBA/
UFBA)
Dilson Rodrigues Midlej BA (Diretor de Artes Visuais da
FUNCEB)
Fabiana Dultra Britto BA (Escola de Dança da
UFBA)
11/09/2008 – UCSAL, CAMPUS DA LAPA
– Juventude e as ruas
Javier Alfaya BA (ex presidente da UNE 1981 – 1982)
Lúcia Stumpf SP (presidente da UNE)
Artur Jose Poerner RJ (autor do livro “O Poder Jovem”)

Artistas e grupos selecionados
Coletivo Camaradas – CE
PORO – MG
Manoel Marcelo Gomes – RJ
Tábata Costa – SP
APDC – BA
Fernando Lopes – BA
Cristiano Piton – BA
João Ramos – BA

Deixe uma resposta