Estréia na URCA Lágrimas no Papel de Cacá Araújo


No dia 05 de junho, às 20 horas, o monologo Lagrimas no Papel de Cacá Araújo será apresentado no Salão de Atos da URCA – Campus Pimenta. Entrada gratuita. O trabalho é uma proposta de teatro engajado que faz um resgate histórico dos tempos de chumbo no Brasil.

Monólogo baseado na história de Helenira Resende, comunista e líder estudantil assassinada pela repressão militar na região do Araguaia, em 1972. É uma contribuição ao debate, posta que está a necessidade de abertura dos arquivos militares referentes à Guerrilha do Araguaia.

A guerrilha, organizada pelo PCdoB, que durou de 1972 a 1975, é uma das mais belas e heróicas páginas da história do Brasil. Jovens ousaram se insurgir contra a ditadura militar, regime de submissão ao imperialismo norte-americano e de opressão violenta contra o povo, tolhendo-lhe a liberdade e os direitos fundamentais. A Guerrilha do Araguaia completou 36 anos de seu início no dia 12 de abril de 2008.

A peça, criada pelo dramaturgo Cacá Araújo a partir de concepção proposta por equipe de estudantes do Curso de Serviço Social encarregada da pesquisa histórica, teve sua primeira estréia no dia 14 de abril de 2008, no auditório da Faculdade Leão Sampaio durante evento do 5º Semestre do Curso de Serviço Social, Orientado pela professora Maria Ilsa de Figueiredo, Campus CRAJUBAR, em Juazeiro do Norte-CE.

O evento é uma realização do Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC e do Coletivo Camaradas.

LÁGRIMAS NO PAPEL

FICHA TÉCNICA:

Texto, Direção, Cenografia, Iluminação e Sonoplastia: Cacá Araújo

Interpretação, Figurino e Maquiagem: Françói Fernandes

Pesquisa Histórica: Viviane Maria Pereira de Carvalho, Sinara Rates, Glaíse Cristina Feijó, Socorro Amaral, Maria Willianes Vidal, Jucinéia Tavares da Silva, Amanda Séfora Sampaio, Maria Aparecida Santana.

Informações: (88) 8801.0897

2 comentários sobre “Estréia na URCA Lágrimas no Papel de Cacá Araújo

Deixe uma resposta